Começa hoje a 65ª Assembleia Mundial da Saúde onde os delegados dos 194 estados membros irão discutir os problemas de saúde pública globais. A estratégia global de combate ao HIV/SIDA será um dos temas discutidos na sessão que tem lugar em Genebra, na Suíça, de 21 a 26 de maio.

Este ano, a Assembleia Mundial da Saúde, principal órgão decisivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), irá discutir questões de saúde pública, como a implementação do Sistema de Saúde Mundial, as metas de desenvolvimento do milénio e a prevenção e o controle de doenças não transmissíveis.

A reunião de 2012 também irá debater temas como a prevenção e o controle da tuberculose multirresistente, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), as hepatites virais, e a erradicação da poliomielite.

A 65ª Assembleia Mundial da Saúde também contará com a aprovação dos países membros em respeito à nomeação de Margaret Chan para um segundo mandato como diretora geral da OMS.

A Assembleia Mundial da Saúde é o principal órgão controlador da OMS. Ele é composto de delegados de todos os países membros, que atualmente são 194. A assembleia reune-se todos os anos no mês de maio, normalmente no escritório principal da OMS, em Genebra, na Suíça.

A reunião tem como intuito a revisão e a aprovação do orçamento do ano seguinte, a decisão para onde a OMS deverá reunir esforços nesse ano e, se necessário, eleger o conselho executivo e o director geral.

O conselho executivo é composto por membros eleitos entre os membros da assembleia para mandatos de três anos. Os membros possuem qualificações técnicas no campo da Saúde e costumam ser profissionais de Saúde. A reunião principal tem lugar em janeiro, altura em que se decide o programa e os assuntos a serem discutidos na reunião da assembleia, em maio.

21 de maio de 2012

@SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.