O tempo médio de espera para a primeira consulta de especialidade nos hospitais disparou: há quem aguarde mais de três anos por uma consulta de Cardiologia em Penafiel ou 1793 dias por uma consulta de Urologia em Vila Real. A notícia é avançada hoje pelo Correio da Manhã. Mas o problema não é de agora.

10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
Ver artigo

Em setembro de 2018, a Entidade Reguladora da Saúde detetou problemas e constrangimentos no acesso a consultas de cardiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, com utentes a esperar mais de um ano pelas consultas de seguimento de que necessitavam.

A partir de uma reclamação apresentada em setembro de 2017 sobre consultas de cardiologia sucessivamente adiadas a uma utente, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) detetou outras queixas relativas a dificuldades de acesso a consultas de cardiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), que integra os hospitais São Francisco Xavier, Santa Cruz e Egas Moniz.

Na altura, o regulador deu conta de outras cinco reclamações de doentes que esperaram mais de um ano por consultas de seguimento da mesma especialidade. Das cinco reclamações, os utentes esperaram entre 596 dias e 791 dias por uma nova consulta.

15 doenças que ainda não têm cura
15 doenças que ainda não têm cura
Ver artigo

De acordo com a deliberação da Entidade Reguladora publicada em setembro, o próprio hospital reconhece que a redução do seu quadro médico ao longo dos últimos anos "pode, em determinados períodos do ano, comprometer a assistência médica programada nas suas atividades de rotina da consulta externa de cardiologia e de realização" de exames.

Contudo, o regulador determinou, na altura, que o hospital tem de "garantir de forma cabal o acesso, em tempo útil" à prestação continuada de cuidados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.