A base é o treino funcional, onde ao invés de se trabalhar grupos musculares isolados, treinam-se movimentos. O treino é exigente pois o único material necessário é o peso do corpo, solicitando muitos músculos ao mesmo tempo para além de desafiar também a coordenação, a flexibilidade e o equilíbrio. O exercícios baseados em movimentos de animais são benéficos para melhorar a saúde através do aumento de força, coordenação, flexibilidade, equilíbrio e condição cardiovascular. Podem ser feitos em qualquer lado, sem ser necessário equipamento. Precisa apenas de espaço suficiente à sua volta para se mexer.

Ainda não está convencido? Então está na altura de soltar a fera que há em si e experimentar os sete exercícios que se seguem.

1. Bear Crawl | Caminhar à Urso

Pés bem afastados e mãos no chão. Avançar com os quatro apoios no chão, mantendo a anca o mais para cima possível. Imagine um urso a andar.

2. Spider Push-Ups | Flexão Aranha

Mãos afastadas para além da largura dos ombros, com a cabeça sempre em frente dos braços. Descer o peito ao chão e levar o joelho ao encontro do cotovelo, subir o tronco e a perna volta à posição inicial. Repetir para o outro lado. Imagine uma aranha a rastejar.

3. Duck Walk | Caminhar à Pato

Na posição de cócoras comece a caminhar, levando o joelho quase a tocar no chão e calcanhar no glúteo. Pode colocar as mãos sobre os joelhos ou esticar os braços à frente. Imagine um pato a andar.

4. Frog Jump | Salto à Sapo

Na posição de agachamento, coloque as mãos no chão e salte o mais alto possível, de preferência para a frente. Imagine um sapo a saltar.

5. Inchworms | Lagarta

Tente alcançar a ponta dos pés com as mãos, mantendo sempre as pernas esticadas, e avance o máximo possível até ficar com o corpo o mais próximo do chão. Volte à posição inicial caminhando lentamente até os pés alcançarem as mãos. Imagine uma lagarta.

6. Ape Side Walk | Deslocamento Lateral Macaco

Na posição inicial de agachamento, transfira o peso do corpo para os braços e salte para o lado.  Imagine um macaco.

7. Crab Toe Touch | Caranguejo

Posição inicial em quatro apoios, de barriga para cima, e tente alcançar o pé com a mão passando para dois apoios (opostos). Trocar de lado.

Sugerimos realizar todos os exercícios sempre com a zona abdominal contraída e manter sempre uma boa postura, com o peito aberto e ombros para baixo, afastados das orelhas. Realize os exercícios de forma controlada e com calma, sempre com uma respiração normal. Para iniciados recomendamos executar durante 30 segundos (ou menos) cada movimento e repetir pelo menos uma vez.  Intermédios sugerimos 45 segundos e numa fase mais avançada um minuto e repetir duas vezes.

Bons treinos, supere-se e liberte a fera que há em si!

Realizado por:

Ana Andrade – Personal Trainer Holmes Place Parque das Nações

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.