Usufrua das virtudes relaxantes e dinamizadoras das especiarias, aliadas a técnicas chinesas. Um convite a uma viagem de sensações únicas de prazer e bem-estar. Um ritual que proporciona resultados, num universo mágico para os sentidos.
Uma verdadeira delícia olfativa. Este é um ritual muito completo, que associa as propriedades das especiarias com uma modelagem de rosto e corpo inspirada no Tui Na.
No século III antes de Cristo, a Rota da Seda partia da China, atravessava a Ásia Central até às cidades da Pérsia, Síria, Grécia e do Império Romano. A Rota da Seda permitia o comércio das especiarias, troca de outros tesouros também preciosos.
Na antiguidade, estas maravilhas da natureza foram a fonte de numerosas expedições e colonizações, que fizeram as fortunas dos grandes viajantes. Com efeito, as características organoléticas das especiarias (sabor, textura, odor e cor), que as tornam mágicas, conferem-lhes fascínio e cobiça. Ainda hoje continuam a seduzir graças à sua aura de exotismo e de luxo.
Antigamente, serviam para embelezar e perfumar o corpo e o lar, apurar os alimentos e tratar os males. As especiarias eram com efeito consideradas como substâncias para curar o corpo e o espírito. Têm virtudes medicinais, mas também poderes cosméticos, promessas de uma pele suave, doce e de uma tez luminosa.
A Rota das Especiarias permitiu, igualmente, a importação das tradições de beleza e de saúde da Ásia, cujas massagens são muitas vezes fonte de bem-estar, transmitindo uma harmonia percetível do corpo e do espírito. Da China vieram os segredos tradicionais, onde os unguentos se associam às massagens, estimulam e revitalizam o organismo, reequilibrando também o espírito.
Assim, este ritual de inspiração étnica, inclui uma modelagem de inspiração chinesa para o corpo: o Tui Na. Para o rosto, um cuidado completo, adaptado a todos os tipos de pele, com uma modelagem caligráfica feita com pincéis. Para que o ritual fique completo, é necessário um acessório único: a gema de massagem em granito rosa proveniente da costa da Bretanha.
Um acessório original e diferenciado. Uma pedra de massagem de granito, que é, ao mesmo tempo, ultraresistente e ultraleve. É o utensílio ideal de massagem. Além disso, aquecida, a pedra favorece a penetração das substâncias ativas durante a modelagem.
O calor transmitido ao corpo ajuda a eliminar as tensões. A alternância da pedra e da mão permite uma modelagem profunda e suave, apreciada tanto por mulheres como por homens.
“Tui” significa empurrar e “Na” significa agarrar. Massagem tradicional milenar, a “Tui Na” é, atualmente, uma das mais conhecidas e divulgadas na China. As pressões, vibrações ou estiramentos desta modelagem profunda, são feitas com os dedos, com as palmas da mãos, com os pulsos antebraços e cotovelos.
O grande objetivo da “Tui Na” é regular a circulação da energia vital. Melhora a circulação sanguínea e linfática, e é reconhecida pelas suas funções revitalizantes e relaxantes.
Saiba mais na próxima página
O ritual começa com uma modelagem nas costas, feita com a gema de granito e as mãos. Duas toalhas aquecidas deverão ser colocadas ao nível das plantas dos pés. Aplique um bálsamo de massagem nas costas e comece a massajar desde a coluna, passando pelas omoplatas, saliência tenar, trapézio, occipital, antebraços, ombros, cervicais, sacro, braços e mão.
Os movimentos utilizados vão desde os movimentos em espiral (alisamentos, profundos, assimétricos), amassamentos, pressões circulares, afloramentos, semicírculos (encadeados e assimétricos), círculos e estiramentos. Com as mãos abertas, descer pressionando ao longo da coluna vertebral de cima a baixo e de baixo para cima, uma mão à direita da coluna, a outra à esquerda.
Pressionar alternadamente com as mãos ao nível dos ombros. De seguida, estique cada um dos braços. Pressionar simultaneamente ao nível das ancas, das coxas e dos gémeos com as mãos abertas. Estirar simultaneamente as duas pernas envolvendo os pés com as mãos. Por fim, pressionar simultaneamente os dois pés com as mãos sobre a toalha durante alguns minutos.
Colocar quatro toalhas sobre o dorso e retirar a gema do aquecedor. Aplicar o bálsamo de massagem sobre a perna e o pé. Com a gema de granito, começar com movimentos em oito sobre a planta do pé com a parte côncava. Utilize depois movimentos circulares.
Envolva o pé, alisando a planta do pé com a parte côncava da gema, e a mão por cima. Coloque a gema de granito no aquecedor. Proceda depois a uma massagem às pernas utilizando as mãos, os dedos e os antebraços.
Os movimentos vão desde os alisamentos profundos, alternados e paralelos, fortes pressõe, pressões circulares e afloramentos.
Aplicar o bálsamo de massagem sobre o ventre. A mão esquerda apoiada na zona lateral do ventre, desenhe um losango com a gema (parte côncava) alisando a caixa torácica, depois na zona do intestino descendente e ascendente e voltar para o plexus solar.
Utilize movimentos de alisamentos simultâneos em cadeia com a gema de massagem e a mão e pressões circulares. Guarde a gema e trabalhe agora com a mão e o antebraço fazendo alisamentos, pressões e afloramentos na zona do ventre.
Aplique o bálsamo de massagem nas pernas e pés. A gema desliza por cima do pé e a mão segue o alisamento. Massaje a perna com a gema e a mão em círculos, descendo de seguida com o apoio da gema (parte convexa) para o interior da perna e a mão paralela para o exterior da perna.
Retomar os movimentos invertendo as mãos. No final do movimento, alisar os lados do pé, com a gema e a mão. Coloque a gema no aquecedor e depois massaje os pés, dos dedos aos calcanhares, e passe para as pernas. Utilize movimentos de afloramento, rotação, pressão e alisamento.
Saiba mais na próxima página
Realizar uma pressão ao nível do occipital com o indicador, médio e anelar. Manter a pressão durante alguns segundos. Posicionar os polegares na “Creux d'Arnold” e os dedos ao nível do occipital, efetuando pinçamentos alternados na nuca.
No resto da modelagem usam-se alisamentos circulares, ascendentes e descendentes, pressão e espirais. No fim, retire a toalha colocada sobre os olhos, colocar a gema de granito no aquecedor e renovar as toalhas da nuca e trapézios.
Aplicar duas ou três pressões da mousse modelante com meia-pipeta de creme de especiarias no rosto e colo. Utilizar uma toalha para elevar a cabeça balançando alternadamente com pouca e grande amplitude.
A cabeça gira suavemente de um lado para o outro. Terminar elevando a cabeça um pouco mais, puxando a toalha para si, mantendo-se alguns momentos nesta posição, e pousando-a de seguida.
A massagem caligráfica de inspiração chinesa imita a delicadeza e a harmonia da caligrafia. Realiza-se com a ajuda de dois pincéis suaves e macios para a pele, dando originalidade e conforto ao tratamento.
- Faça pressão com os dois pincéis ao nível do terceiro olho, alise em redor do contorno dos olhos, finalize com uma pressão no canto interno do olho.
- Círculo um pouco maior e mais amplo sobre a fronte finalizando com uma pressão na raiz das sobrancelhas. Círculo um pouco mais amplo sobre a fronte para terminar com uma pressão ao nível das têmporas. Continuar a partir das têmporas em ondas sobre o oval do rosto, prosseguindo em semicírculos em torno da borla do mento e dos lábios.
- Alisamentos nas faces passando sobre os malares, em direção às articulações temporo mandibulares (ATM) terminando com pressões simultâneas. Voltar passando de novo sobre o malar com uma pressão no meio do sulco nasogeniano. Alisar as asas do nariz alternadamente. Faça uma pausa.
- Com os pincéis um sobre o outro, alise até à raiz dos cabelos. Da raiz dos cabelos, seguir passando pelas orelhas, descendo ao longo do externocleidomastoideu.
- Pressionar na junção das clavículas, fazer círculos ao nível dos ombros e acabar com uma pressão ao nível dos peitorais.
- Passar entre as clavículas e encadear fazendo um losango do meio do pescoço em direção ao queixo. Continuar a alisar até aos trapézios e aflorar ligeiramente com movimentos perpendiculares sobre o trapézio.
- Deslizar até à “Creux d'Arnold” e depois de ter alisado os trapézios pressionar durante alguns segundos.
Perfumar a cabine e as toalhas com perfume. Decorar a cabine com a taça de madeira exótica e as toalhas, assim como uma pequena taça com a gema de granito e velas turquesa.
Selecionar uma música chinesa para que a cliente se sinta envolvida no ambiente. Colocar uma toalha de tamanho médio debaixo da cabeça da cliente, e outra sobre o peito. Todos os movimentos deverão ser realizado duas vezes.
Saiba mais na próxima página
Atualmente, os cuidados em instituto visam potencializar a eficácia das fórmulas dos cosméticos. Para esse efeito, utilizam-se técnicas holísticas como a aromaterapia e massagens de inspiração oriental, que reequilibram a energia vital e favorecem a atuação das substâncias ativas dos cremes, sérums ou bálsamos.
A tranquilidade do espaço, traduzida em todos os elementos, desde a decoração, som e luz, cosméticos, acessórios, e a atitude do profissional, são o passaporte para uma viagem inesquecível.
Para que a viagem aconteça em “classe executiva”, são valorizados todos os detalhes, que são estudados e realizados para envolver a(o) cliente numa esfera de conforto e evasão. Por exemplo, colocar uma toalha quente húmida e perfumada sobre os olhos da(o) cliente, sem tapar as têmporas, favorece uma relaxação imediata devido à aromacologia e à obscuridade.
Para evitar desconforto e “pedir permissão” para tocar o corpo da(o) cliente, os primeiros movimentos são sempre realizados sobre a toalha, como que embalando o corpo com uma mão sobre um ombro e a outra sobre a anca oposta. Este sentido de respeito e atenção acompanha o profissional durante todo o decorrer do cuidado, seja ele rosto ou corpo.
Estes rituais foram concebidos para proporcionar conforto absoluto. Uma experiência tão sublime que se deseja repetir e proporcionar aos nossos clientes.
O Bálsamo de massagem utilizado neste ritual foi criado numa sinergia entre as fontes botânicas e oceânicas da Bretanha e as especiarias, que contribuem para um toque exótico.
O trigo negro que se mistura às algas e às especiarias, aumentam as virtudes deste bálsamo. A cor azulada relaxante do bálsamo e o seu perfume subtil, estimulam os sentidos. Pode ser aplicado no rosto e corpo. A sua textura untuosa é ideal para proceder a uma modelagem.
Proveniente da costa da Bretanha, a costa do granito rosa, situada entre Tréberdun e Perros Guirec, ao norte da Bretanha, os enormes blocos de granito esculpidos pelos ventos e marés fazem a reputação deste sítio.
Rochedos de formatos insólitos, as suas cores acobreadas contrastam com o areal da Bretanha e o verde esmeralda do mar, cativando os viajantes ávidos de paisagens luminosas e mutantes.
Fotografia: Paulo Neto
Agradecimentos: Expansão York, Lisboa; Phytocéane
Comentários