Hormonas: as substâncias produzidas por glândulas endócrinas que funcionam como mensageiros químicos e atuam à distância do local onde são produzidas.
São responsáveis por desempenhar várias funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas é comum ouvirmos falar das hormonas com um cunho menos positivo, e muitas vezes associado à ideia de desequilíbrio e até mesmo de descontrolo - em especial no feminino, já que as mulheres são mais suscetíveis a flutuações hormonais.
Ainda que o nosso corpo esteja preparado para funcionar por si mesmo, o nosso estilo de vida atual, muitas vezes pautado por stresse extremo, exposição a químicos prejudiciais e uma dieta que nem sempre é o mais equilibrada possível, tem-nos levado a pensar cada vez mais na saúde hormonal e reprodutiva.
Afinal de contas, são muitas as mulheres que já experienciaram o chamado "desequilíbrio hormonal", quando não nos sentimos alinhadas com os nossos ciclos, ou estamos a ter problemas do foro ginecológico ou emocional.
E ainda que as nossas hormonas estejam em constante flutuação durante o dia, a noite, os anos em que menstruamos e toda a nossa vida, existem alguns passos que podemos dar para otimizar o equilíbrio, potenciando assim um maior bem-estar.
As hormonas que todas devemos conhecer
Estrogénio
A principal hormonal sexual feminina, o estrogénio é produzido maioritariamente pelos ovários. Desempenha um papel importante no ciclo menstrual, na manutenção da densidade óssea e na regulação do humor.
Progesterona
Produzida também nos ovários, desempenha um papel importante nos primeiros meses de gravidez. É igualmente responsável por regular o ciclo menstrual.
Testosterona
Ainda que seja sempre relacionada com o sexo masculino, as mulheres possuem um pouco de testosterona, que afeta o humor, a energia, a libido, os ossos e os músculos.
Cortisol
Em níveis normais, é responsável por regular o açúcar no sangue e o sistema imunitário. No entanto, a hormona do stress pode trazer alguns problemas quando em níveis mais altos, como sentimentos de pânico e depressão, esquecimento e sistema imunitário mais fraco.
Hormonas da tiroide
São as hormonas responsáveis por manter o equilíbrio no corpo, ao regularem funções como a respiração, a frequência cardíaca, o metabolismo e a temperatura do corpo.
DHEA
Talvez menos conhecida que as restantes hormonas aqui mencionadas, a DHEA - abreviação de Dihidroepiandrosterona - é o percursos de hormonais mais comum no nosso corpo, o que significa que ajuda a desencadear uma série de reações que irão produzir outras hormonas essenciais ao equilíbrio hormonal feminino, como a testosterona e o estrogénio.
Apesar de ser particularmente importante durante a puberdade, tem também um papel de proteção contra o stresse e manutenção do sistema imunitário ao longo da vida. Quando em níveis baixos, a DHEA tem vindo a ser associada à perda de energia e performance sexual, depressão e envelhecimento visível da pele.
Cinco dicas para potenciar o equilíbrio
Praticar uma dieta à base de plantas
É importante garantir a ingestão de seis a oito porções de fruta e vegetais por dia, apostando em "verdes" como kale, couve-galega e brócolos. Outro alimento a incluir é a linhaça, já que nutre os ovários e garante uma produção saudável de progesterona.
Suplementar
Mesmo com uma dieta equilibrada, muitas mulheres não recebem os micronutrientes que precisam para equilibrar a saúde hormonal. Com extratos de plantas e adaptogénios, as Cápsulas Super Mulher, da MPL'beauty, são o suplemento que não pode faltar para apoiar o equilíbrio hormonal e emocional feminino, reduzir o stress e estimular e energia, o humor e o foco.
Dormir sete a oito horas por noite
Pode parecer óbvio, mas dormir bem é uma das melhores coisas que podemos fazer pelas nossas hormonas. Tal acontece porque estas se baseiam em ritmos cíclicos, sendo o ritmo circadiano um dos mais importantes.
Uma mistura de plantas medicinais, as Gotas Dormir são especificamente formuladas para promover um sono profundo e regenerador, ajudando a combater o stress e aliviando a tensão.
Movimentar o corpo
A prática de exercício diária e moderada é não só benéfica para humor e mente, mas também para a nossa saúde digestiva. Tudo isto faz com que seja um "plus" para a saúde hormonal, já que ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis e a reduzir a inflamação.
E para manter a motivação, nada melhor que o Kit Desporto, criado para oferecer um boost de energia todos os dias. Composto pela Proteína Super Feminina, uma proteína vegetal com uma boa dose de verdes, plantas medicinais e enzimas para um pequeno-almoço nutritivo, e a Garrafa Térmica, para estar sempre hidratada.
Aprender a gerir os níveis de stresse
Ainda que não seja tarefa fácil, reduzir o stresse é um dos passos mais importantes para manter o equilíbrio hormonal feminino.
Práticas como meditar, fazer exercício físico e controlar o tempo de ecrã podem ser ótimas ferramentas, aliadas a gestos de bem-estar e beleza. MPL'beauty sugere tomar uma chávena reconfortante da Mistura Calma, criada especificamente para ajudar a acalmar o sistema nervoso e a reduzir a ansiedade, e esfoliar a pele com o Relaxe, um esfoliante para esquecer o stresse diário e aliviar a tensão, podendo também ser usado como sais de banho.
Comentários