Período da manhã

Benefícios

  • Tem mais energia durante o dia: O facto de se levantar cedo e começar o seu dia a fazer exercício físico leva a uma produção maior de endorfinas e outras substâncias que elevam o seu humor e disposição. De acordo com Cedric Bryant, que integra o American Council of Exercise, "os exercícios matinais levam a melhor níveis de energia durante o dia e ajudam a que fiquemos mais alerta".
  • Descansa melhor à noite: Um estudo realizado pela Universidade Estatal de Appalachian, nos Estados Unidos, revela que praticar exercício de manhã faz com que durma mais horas e que os seus ciclos de sono sejam mais benéficos do que se tivéssemos feito desporto noutra altura do dia.
  • É mais fácil manter uma rotina: Cedric Bryant acredita que o facto de nos levantarmos cedo para fazer desporto ajuda a criarmos hábitos de exercício físico regular.

Consequências

  • Acordar cedo: Bryant diz que para além de ser necessário uma grande dose de disciplina para conjugar horários, o ditado ‘levantar cedo e cedo erguer’ não é para todos. Para quem não está habituado a acordar cedo e a praticar desporto de manhã isto pode levar a que não haja muito empenho e que as pessoas ficam mais sonolentas durante o dia.
  • O aquecimento tem que ser maior: De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Austin, nos Estados Unidos, durante a manhã é fundamental que o aquecimento seja mais intenso devido ao facto das articulações e músculos não estarem tão flexíveis como aconteceria da parte da tarde.

Período da tarde

Benefícios

  • As manhãs serão mais calmas: O facto de fazer desporto ao final do dia leva a que não tenha que começar o dia a correr. Não tem que se preocupar com mudas de roupa, um duche rápido no ginásio, um pequeno-almoço apressado e chegar ao emprego a horas.
  • É boa forma de libertar energia: Se teve um dia de loucos, não há coisa melhor do que libertar todas as frustrações e stress acumulado numa boa sessão de exercício. Para além de se sentir melhor consigo mesma/o, também acaba por ficar com outra disposição quando chegar a casa e estiver com a sua família.
  • O corpo está melhor preparado durante a tarde: De acordo com o estudo mencionado em cima as articulações e músculos estão mais flexíveis da parte da tarde, levando a que haja menor risco de lesões.
  • Pode prolongar o seu exercício por mais tempo: O facto de não ter nenhum compromisso a seguir ao trabalho, leva a que tenha mais tempo para fazer desporto e possa fazer um treino mais intenso.

Consequências

  • Há mais probabilidade de faltar ao ginásio: O fim da tarde é normalmente aquela altura em que temos mais tempo livre para fazermos o que quisermos. Quer seja ir jantar fora, ir ao cinema ou beber um copo com os amigos. Como as distrações são maiores, existe maior probabilidade de não praticar desporto. Para além disso, o facto de termos passado por um longo dia de trabalho leva a que estejamos mais exaustos para uma sessão de ginásio.
  • Pode ficar mais limitada em termos de exercícios: Para quem pratica exercício ao ar livre torna-se mais complicado fazê-lo durante o Inverno. Isto não só porque os dias são mais pequenos e escurece mais cedo, mas também porque as temperaturas descem abruptamente e há maior probabilidade de estar mau tempo.
  • É provável encontrar mais gente: O facto de ir ao ginásio depois do trabalho leva a exista uma maior probabilidade de encontrar mais gente e ficar desmotivada/o. Se não gosta de estar num sítio com muita gente e odeia esperar o melhor é começar a levantar-se mais cedo.
  • Pode ter mais dificuldade em adormecer: Se praticar desporto até muito tarde – entre duas a três horas antes de ir dormir – isso pode afetar a qualidade do seu sono, dependendo da intensidade do treino. Uma sessão de ioga ou alongamentos podem ser uma boa forma de relaxar após um dia de trabalho e dormir mais descansado aconselha Bryant.