Para os investigadores, o segredo está na combinação de vários desportos que visam favorecer a saúde física e mental. Veja quais as escolhas de eleição.

Caminhada

A caminhada faz bem ao corpo e à mente podendo ser realizada em qualquer lugar. Entre os inúmeros benefícios, caminhar promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular, fortalece os músculos dos membros inferiores e melhora a circulação sanguínea. Bastam 30 minutos diários para os efeitos se fazerem sentir.

Tai chi

Esta atividade promete relaxamento e equilíbrio espiritual. Baseada em movimentos suaves em harmonia com a respiração, o Tai chi promove o equilíbrio, a coordenação e melhora a postura. Mas os benefícios vão além do foro psicológico. O tai chi ajuda a manter o bom funcionamento esquelético, linfático, circulatório e digestivo. Apesar de tudo o sistema nervoso é o mais beneficiado, do qual são de realçar significativas reduções  dos níveis de stress.

Natação

É considerado por médicos e terapeutas como a atividade desportiva mais completa de todas. E os investigadores de Harvard não podiam estar mais de acordo. Ao praticar 30 a 45 minutos diários de natação irá fortalecer o sistema cardiovascular, reduzir as hipóteses de aparecimento de problemas cardíacos, melhorar o sistema respiratório, fortalecer as articulações e reduzir os níveis de colesterol.

Musculação

Quando praticada sob orientação de um profissional, a musculação traz verdadeiros benefícios para a saúde de quem a pratica. Para além do esperado aumento da massa muscular, este deporta melhora a saúde do coração, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial. O aumento da densidade óssea é outro efeito benéfico pois previne o aparecimento de problemas como a osteoporose. E o desporto pode ser praticado na terceira idade. Basta adaptar a frequência e carga dos exercícios.

Exercícios de Kegel

Não são ainda muito populares e são frequentemente associados às mulheres. Mas segundo os pesquisadores, isso é apenas um mito. Os exercícios de Kegel são aconselhados a mulheres e homens e focam-se na região pélvica, melhorando a saúde do intestino, bexiga e aparelho reprodutor.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.