Por exemplo o treino de força proporciona ainda;
- Aumento da capacidade funcional
- Melhoria da estabilidade articular (diminuindo risco de lesão)
- Melhoria da postura
- Aumento da taxa de metabolismo basal (energia que o corpo gasta em repouso)
- Mudança na composição corporal (diminuição da massa gorda)
É de senso comum que para eliminar maior percentagem de massa gorda deve-se realizar exercício aeróbio de baixa a moderada intensidade.
O problema está em que a glicose é sempre a primeira a ser solicitada como fonte de energia, daí que o treino de força tenha um papel fundamental na sua diminuição, uma vez que este tipo de treino, mais conhecido como musculação, utiliza como fonte energética a glicose que faz baixar a insulina, que é uma hormona que afecta bastante a utilização de gordura como energia.
Tendo em conta este ponto, podemos afirmar que o treino de força tem um papel preponderante na perda de massa gorda. Principalmente se tivermos em conta a energia gasta depois do treino, ou seja, a energia que o nosso corpo tem de utilizar para a recuperação e relaxamento muscular que é muito maior após um treino de musculação.
Qual a ordem dos exercícios a usar?
- Em primeiro lugar deve começar, por realizar o aquecimento, depois de um bom aquecimento deve realizar o treino de força privilegiando as grandes massas musculares (p.e. músculos da coxa, peito, costas) com exercícios que envolvam mais que uma articulação.
- Após o treino de força, deve realizar o treino aeróbio de intensidade moderada tentando utilizar actividades que envolvam também muita massa muscular (p.e. corrida/caminhada)
Não há nada melhor que aconselhar -se com um especialista do exercício físico, por isso se for possível deve fazê -lo.
A voz do especialista
Dr. Pedro Medeiros (mestrando em treino de alto rendimento na Faculdade Motricidade Humana e responsável técnico da cadeia Club-L Health Clubs) refere a este propósito que:
“A chave para perder massa gorda, reside na intensidade que consegue imprimir no seu treino de musculação, quanto mais carga associada aos movimentos, maior será o desgaste do músculo, o que irá resultar no consumo excessivo de massa gorda pós treino. Não se exercitem só a pensar nas calorias que podem perder no treino, interessa aumentar o consumo calórico em repouso, a musculação é o melhor estímulo para o efeito.”
Comentários