Existe uma grande necessidade de fortalecimento, pois qualquer treino ou exercício de "upper body" irá solicitar movimentos no ombro.

Quais os músculos principais do ombro? O deltóide e o trapézio. Temos ainda diretamente ligado a esta articulação a chamada "Coifa dos Rotadores", que é composta por:

  • Supraespinhoso;
  • Infraespenhoso;
  • Pequeno Redondo;
  • Subescapular.

Anatomicamente estes são os músculos mais diretamente envolvidos na articulação. Temos outros músculos como grande dorsal e peitoral, que também têm uma participação considerável na articulação.

 Estrutura de um treino de ombro

  1. Dividir o ombro em três porções (anterior, medial e posterior) e tentar perceber quais os exercícios mais a adequados para cada uma delas para que consigamos garantir que o treino é o mais completo possível.
  2. Fazer uma ativação / aquecimento localizada/o.
  3. Escolher o protocolo de treino de acordo com o objetivo. Se for reforçar e hipertrofiar, podemos usar quatro a seis exercícios realizando três séries, com uma carga que permita realizar 12 repetições na primeira, 10 repetições na segunda e oito repetições na última série.

5 exemplos de exercícios de ombro

Os dois primeiros exemplos são para um bom aquecimento, recrutando mais a porção posterior do ombro.

Estes são alguns dos exercícios que podemos usar num treino de ombro. Existem muito mais estímulos que podemos utilizar neste tipo de treino. Contudo é sempre importante ter a certeza que estamos a realizar os exercícios da maneira correta para evitar possíveis lesões. Para isso, é importante procurar um profissional da área que possa explicar e exemplificar todos os pormenores de cada exercício/treino.

Bons Treinos!

Fábio Chavinha - Personal Trainer no Holmes Place Parque das Nações

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