Os pesadelos ocasionais são comuns em cerca de metade dos adultos. Quem o garante é Fernando Magalhães, psicólogo clínico no Centro Clínico e Educacional da Boavista. No entanto, se habitualmente tiver sonhos muito perturbadores, o especialista aconselha-o a corrigir alguns aspetos da sua vida. «Eles são caracterizados por imagens mentais muito realistas e por pensamentos e emoções negativos que fazem aumentar o batimento cardíaco e até acordar», refere o médico.

«Poderão, mesmo, ser recordados como algo assustador», esclarece ainda o especialista. Podem, portanto, estar associados a outro problema subjacente, como casos de stresse pós-traumático, ansiedade ou depressão, pelo que o psicólogo alerta para a necessidade de redefinir a forma como lida com o stresse e a ansiedade. «Se existir alguma situação atual stressante na sua vida, deve ser gerida de forma a que não leve preocupações para o quarto», recomenda o psicólogo clínico.

«Por isso, cumpra as boas regras da higiene do sono, corte com substâncias estimulantes e crie um ambiente relaxante no quarto. Use o humor sobre o pesadelo. Ao rir-se sobre ele permite sentir-se menos vulnerável. Converse com alguém sobre os seus sonhos e preocupe-se apenas com o que é útil. «Em casa, procure ter bons pensamentos, treinando imagens mentais positivas, calmas e pacíficas antes de ir para a cama, como pensar numa praia paradisíaca», aconselha ainda o especialista.

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