Também conhecida como terapia pelo movimento simbólico, a dança movimento terapia trabalha a relação terapêutica e os problemas de ordem psicológica através do movimento e da improvisação. Com o início da dança moderna, nos anos da década de 1940, iniciou-se um novo capítulo do estudo da comunicação não-verbal. As principais pioneiras da dança movimento terapia foram Marian Chace e Mary Whitehouse e esta terapia evoluiu a partir das aulas de dança dadas por estas duas bailarinas em contextos psiquiátricos.

Mais tarde, essas aulas vieram a tornar-se terapia de grupo e funcionavam com a supervisão de um psiquiatra. Assim, os médicos puderam observar que para além dos seus doentes parecerem mais normais dentro da sessão eram também mais capazes de expressar os seus sentimentos e comunicar com os outros. Esta é uma terapia psicodinâmica e pertence ao grupo das terapias expressivas como a musicoterapia, a arte terapia e o psicodrama. A dança movimento terapia nasce essencialmente da união entre dois campos, a dança e psicologia.

Assim, baseando-se principalmente na conexão entre movimento e emoção, trabalha com o corpo e a sua própria linguagem, procurando uma integração psicofísica do indivíduo (mente/corpo). O movimento corporal pode levar a mudanças psicológicas, promovendo saúde e desenvolvimento pessoal. Qualquer pessoa que deseje melhorar a sua qualidade de vida pode recorrer a este método, também adequado a indivíduos com patologias específicas.

A lista estende-se a perturbações de ansiedade, emocionais, de relacionamento, problemas comportamentais, atrasos de desenvolvimento, baixa autoestima, demências, entre outros. Abrange crianças, adolescentes, adultos e idosos. Qualquer pessoa pode ingressar num processo de dança movimento terapia, independentemente do seu estado físico e psíquico. No contexto de uma relação terapêutica, o paciente toma consciência da forma como estabelece e mantém relações interpessoais. A dança movimento terapia não é uma mera aula de dança.

Como decorrem as sessões?

As sessões podem ser individuais ou de grupo, dependo das necessidades de cada um. No início e no final de cada sessão há o recurso, sempre que possível, à expressão verbal. Durante as sessões, através do movimento e da dança, o mundo interior da pessoa torna-se mais acessível, partilha-se o simbolismo pessoal e mostram-se os modelos de relações pessoais com os outros. Encontram-se significados em gestos, posturas e qualidades de movimento. Trata-se de um processo onde um profissional de saúde (psicoterapeuta) tem um espaço para que a pessoa (cliente ou paciente) elabore o seu próprio processo de crescimento pessoal.

Neste caso, tal é feito utilizando o corpo e o movimento como facilitador. Neste tipo de psicoterapia o movimento é informação, esta técnica trabalha para fazer consciente o movimento inconsciente. Em dança movimento terapia cada vez mais se recorre à transmodalidade, pelo que frequentemente se usa a música e a arte plástica nas sessões, no sentido de alargar o modo de expressão, aumentar os recursos de comunicação e nesse sentido facilitar o alcance dos objetivos formulados.

Veja na página seguinte: O que se consegue e em quanto tempo?

O que se consegue e em quanto tempo?

A dança movimento terapia é uma psicoterapia, frequentemente de orientação psicodinâmica, pelo que os objetivos e a duração da terapia vão depender de cada caso específico. Os objetivos a formular podem ser ao nível social, emocional, cognitivo ou de perceção do próprio indivíduo. A frequência das sessões também é variável. Há casos em que são sugeridas duas sessões semanais e outros em que a indicação terapêutica é de uma sessão semanal ou quinzenal.

Quem está habilitado a praticar esta terapia?

Os dança movimento terapeutas, que têm uma formação específica (pós graduação ou mestrado), na qual estão incluídas disciplinas de psicologia, disciplinas de movimento, prática clínica supervisionada (600 horas) e um processo de terapia pessoal, com uma duração mínima de dois anos. Há também técnicos com uma especialização em dança movimento terapia que, apesar de não terem carteira profissional e não serem dança terapeutas, usam técnicas da terapia no seu contexto de intervenção.

Onde fazer?

A dança como terapia está muito no início em Portugal. No entanto, já existem alguns dança terapeutas formados segundo os critéros exigidos pela Associação Europeia de Dança Movimento Terapia:

Porto
Elisabete Bompastor (psicóloga e dança movimento terapeuta)
Telefone: 934 271 619

Lisboa
Isabel Figueira (dança movimento terapeuta): 914 102 239
Sofia Loreto (dança movimento terapeuta): sofia_loreto@yahoo.com
Alexandra Sequeira (psicóloga com formação em dança movimento terapia): alexandra_sequeira@hotmail.com

Texto: Elizabete Bompastor (psicóloga e dança movimento terapeuta)