"Muitas das dicas e conselhos que damos aos pacientes acabam por não se refletir quando aparecem nas consultas. Assim, alertamo-los regularmente para o facto de o sucesso dos tratamentos e o estado da sua saúde oral, não dependerem apenas dos momentos em consultório, sendo preciso assumir um compromisso no dia a dia. Para ter dentes e gengivas saudáveis, é importante ter em conta que muitos dos problemas e complicações podem ser prevenidos através da simples mudança de hábitos", afirma a médica dentista Tânia Pereira, da MALO CLINIC Leiria.

Nesse sentido, a especialista revela as mentiras mais ditas pelos pacientes e alerta para a importância destas mentiras se tornarem verdadeiros hábitos:

  1. “Vou ao dentista de seis em seis meses” - embora reconheçam a importância das idas regulares ao dentista para prevenir complicações, muitos são os pacientes que continuam sem visitar o seu médico dentista pelo menos duas vezes por ano. Ainda que não tenham sintomas evidentes, é importante ter em mente que existem doenças silenciosas e que, caso não sejam diagnosticadas atempadamente, podem dar origem a outras complicações.
  2. “Escovo os dentes duas vezes ao dia” – ao longo do dia, os dentes, as gengivas e a língua vão acumulando placa bacteriana, pelo que devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia, durante dois minutos, e após as principais refeições para garantir um sorriso perfeito e, principalmente, saudável.
  3. “Uso a contenção todos os dias” – os tratamentos ortodônticos não terminam com a retirada do aparelho fixo, uma vez que existe uma grande probabilidade de os dentes mesializarem, ou seja, movimentarem e desalinharem novamente. Assim, para garantir o sucesso do tratamento a longo prazo, é importante o uso regular da contenção ortodôntica e ir fazendo a sua manutenção de seis em seis meses.
  4. “O bracket caiu sozinho, não comi nada de mal” – ainda que possa acontecer esporadicamente, é muito difícil que os brackets caiam por si só. Alimentos como pastilhas elásticas e pipocas devem ser evitados uma vez que exigem uma mastigação repetitiva, podem aumentar o atrito com os brackets e fazer com que estes descolem. O rasgar de alimentos duros como maças ou cenouras cruas, também aumentam a probabilidade de consultas de urgências de ortodontia.
  5. “Uso diariamente o fio dentário” - o uso do fio dentário é essencial para eliminar a placa bacteriana e os restos alimentares que a escova não consegue remover. Desta forma, o fio dentário deve ser utilizado no mínimo uma vez ao dia, idealmente antes de deitar e antes de escovar ou, se possível, após as principais refeições.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.