Da junção de “hipnos” , do grego (sono) e “osis”, do latim (acção), hipnose resulta uma acção induzida durante o sono.

A hipnose é uma técnica que nos leva a um estado profundo de relaxamento tanto físico como mental. O objetivo da hipnoterapia é atingir uma concentração total em que o paciente foca toda a sua atenção no seu mundo interior, sem nunca fazer nada contra a sua vontade e mantendo-se sempre consciente.

Esta terapia consiste no uso da hipnose com fins terapêuticos, ajudando o paciente a superar ou a aprender a lidar com problemas ou distúrbios de origem psicológica, psicossomática e emocional, bem como ajudar a ultrapassar hábitos, vícios, etc.

Este transe hipnótico em que se entra durante a sessão, é na sua essência similar aos estados leves de hipnose que acontecem ao longo do dia quando estamos absorvidos em algo interessante ou importante, sendo o despertar na sessão também algo natural. Ainda que em hipnose clínica, o estado de relaxamento físico e mental seja mais profundo, aquilo que, em última instância poderá acontecer, será adormecer e acordar muito mais relaxado.

Durante toda a sessão de hipnoterapia e o respetivo estado de transe, a consciência relativamente a tudo o que se passa e é dito, é mantida, assim como todas as memórias ou lembranças são preservadas.

Sintomas como stress, ansiedade, distúrbios do sono, fobias/medos, controlo de peso, dor, entre outros, podem ser tratados através desta terapia, os quais, sendo comuns a crianças e adultos, todos podem e devem usufruir da mesma.

Quando falamos em ansiedade, referimo-nos a um excesso de futuro na nossa mente, criada com base no medo. Para controlá-la, teremos que confiar no futuro e procurar em todos os momentos aproveitar o presente.

Estas crises de ansiedade, não surgem como uma escolha na nossa vida. Vivências interpessoais e problemas relacionados com a infância poderão estar na origem dos sintomas relacionados com este distúrbio emocional.

Todos sentimos ansiedade em algum momento das nossas vidas, principalmente com a vida atribulada de hoje em dia, acabando por tornar-se uma constante na vida de muitos de nós, dependendo do grau ou da frequência, poderá tornar-se patológica e acarretar problemas posteriores. Contudo, a Hipnose Clínica ou Hipnoterapia pode tratar e curar. Esta irá ao origem do problema e libertá-lo-á.

Através desta terapia, trabalha-se a nível emocional para baixar os níveis de ansiedade, utilizando o relaxamento e um trabalho mais profundo, para desligar o “modo alerta”, com a cabeça repleta de agitação, cheia de pensamentos e imagens que não nos dão sossego.

Existe assim um acumular de experiências e só indo à origem da emoção que originou a patologia, se encontrará solução.

Será precisamente nesse momento que a tomada de consciência sobre o medo surge e a ansiedade deixa de se manifestar. A Hipnose irá, assim, acelerar todo esse processo de consciencialização.

A Hipnose Clínica é em si uma “ferramenta” bastante poderosa para conseguir um maior auto-conhecimento, elevação da auto-estima e maior auto-controlo, com vista a usufruir de uma vida mais plena e equilibrada.

Texto: Brahmi

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.