Sempre que o calendário aponta uma nova mudança de hora, muitas são as pessoas a experimentar algum tipo de transtorno que afeta a sua dinâmica diária durante os primeiros dias após a transição. Cansaço, dor de cabeça, desorientação, ansiedade, irritabilidade, indigestão, transtornos estomacais, insónias noturnas e sonolência durante o dia são apenas alguns dos sintomas que perturbam muita gente em época de alteração de horários.

Para os combater, muitos especialistas nacionais e internacionais sugerem oito recomendações que deve procurar seguir nesta altura, para fazer face a esta alteração:

1. Durma bastante nos dias anteriores à alteração de horário. Se o seu organismo estiver repousado, ser-lhe-à mais fácil enfrentar este processo de transição que muitos condenam.

2. Deite-se uma hora antes do seu horário habitual uns dias antes da alteração. Se o fizer, o seu organismo começará a adaptar-se progressivamente à mudança.

3. No dia da mudança da hora, levante-se quando o seu relógio marcar a hora habitual de despertar e saia à rua. Deixe que o sol ou que a claridade da manhã indique ao seu corpo que já é de dia.

4. Adapte o seu horário das refeições e de sono o mais rapidamente possível. Se protelar essa decisão, a adaptação tornar-se-à mais difícil.

5. Se costumava almoçar à uma da tarde, mantenha este hábito no novo horário. O mesmo se aplica na hora de se deitar. Tentar alterar esses horários gerará uma dificuldade acrescida.

6. Se se sentir sonolento, e se puder, considere a possibilidade de fazer uma breve sesta, que nunca deve no entanto ser superior a 30 minutos. Os efeitos reparadores da sesta, que nuestros hermanos espanhóis tanto apreciam, são bem conhecidos.

7. Evite a cafeína e outros estimulantes. Ao ingerir este tipo de substâncias, estará a protelar o sono, essencialmente a uma recuperação mais rápida neste tipo de mudanças.

8. Se tiver o hábito de praticar exercício, continue a praticá-lo. Se não for o seu caso, é uma boa altura para começar. A atividade física potencia o descanso.

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