Médicos endocrinologistas e geriatras alertaram esta quinta-feira para os riscos para a saúde do “uso abusivo” de suplementos hormonais, desaconselhando o uso destes tratamentos com “intuitos meramente estéticos” ou para alívio de sintomas inespecíficos sem um diagnóstico concreto.
O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que altera a estrutura das carreiras de enfermagem e especial de enfermagem, passando a contemplar a categoria de enfermeiro especialista.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, afirmou hoje que estão a ser tomadas medidas para colmatar a falta de médicos na urgência pediátrica, como a contratação de dois especialistas e a colaboração de pediatras de outros hospitais.
Cinco especialistas do Hospital de São João, no Porto, destacaram esta quinta-feira a importância da multidisciplinaridade entre especialidades médicas para o nascimento saudável do bebé de uma mãe em morte cerebral desde 27 de dezembro.
A Ordem dos Médicos voltou esta quinta-feira a alertar para o “cenário muito grave” da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, avisando que o serviço poderá encerrar alguns dias ou em alguns períodos do mês de abril.
O glifosato, considerado o herbicida mais utilizado do mundo, está associado ao aparecimento de cancro, mas até agora poucos países proibiram o uso da substância.
O Infarmed alertou hoje para o risco de embolia pulmonar associado ao aumento da dose do medicamento Xeljanz, para a artrite reumatoide, e pede que médicos e doentes estejam atentos aos sintomas.
A morte súbita cardíaca mata cerca de 12 mil portugueses por ano, alertaram hoje especialistas, que apelam à população para estar atenta a sinais de alerta como palpitações, cansaço, dor no peito, tonturas, desmaio ou batimento cardíaco irregular.
A diretora-geral da Saúde defendeu hoje, em Sintra, que a literacia em saúde é uma ferramenta importante para a prevenção de doenças e para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.
As infeções por dengue no Brasil mais que triplicaram, entre janeiro e a primeira quinzena de março, face ao mesmo período do ano passado, alcançando os 229.064 registos, anunciou o Ministério da Saúde brasileiro.
Portugal é o país europeu com menos casos de infeção por salmonela notificados nos últimos anos, mas é também um dos que teve um aumento mais significativo entre 2012 e 2016, com uma duplicação de casos.
Todos lavam bem, mas os ditos "champôs reparadores" não se destacam no cuidado do cabelo danificado. "Repará-lo é missão impossível, porque não se regeneram células mortas", adverte a associação Defesa do Consumidor (DECO).
O número de abortos por opção da mulher desceu 25% entre 2011 e 2017, segundo um relatório da Direção-geral da Saúde (DGS) hoje divulgado e que aponta para um decréscimo consistente nos últimos anos.
África regista anualmente perto de cem eventos graves de saúde pública, como o Ébola na República Democrática do Congo ou as consequências do ciclone Idai, cujas vítimas foram hoje recordadas no fórum da Organização Mundial de Saúde, em Cabo Verde.
O contracetivo oral masculino chama-se 11-beta-MNTDC e consiste em testosterona modificada que combina as ações de uma hormona masculina, o androgénio, e a progesterona.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), no Porto, desvendou dois genes que podem ajudar a explicar a razão pela qual há uma "variação de idades" no aparecimento da paramiloidose, conhecida como doença dos pezinhos.
Um grupo de investigadores do Centro de Biología Molecular Severo Ochoa, em Madrid, observou uma elevada capacidade de regeneração no hipocampo, a estrutura localizada nos lobos temporais que é o epicentro da memória e da aprendizagem.
A solução para combater o problema, que afeta milhares de pessoas, pode passar por víveres que tenha habitualmente no seu frigorífico, ricos em vitamina C e ácido fólico, ingredientes que reduzem a inflamação associada às reações alérgicas.
Muitas investigações demonstraram uma relação direta entre poucas horas de sono e o aumento de peso e uma maior predisposição para enfartes, acidentes vasculares cerebrais e doenças neurodegenerativas. Mas há gestos preventivos que pode adotar.
A Exelgyn, uma empresa farmacêutica global especializada em saúde da mulher, anunciou o lançamento do Abort-Report.eu, um website com o objetivo de aumentar a consciência sobre o aborto para uma melhor gestão dos cuidados de saúde das mulheres.