Em destaque

Chamuças de borrego no forno

A carne de borrego presta-se especialmente bem à confeção de chamuças. Uma versão que faz uso de um excelente molho tzatziki.

Ingredientes

Chamuças

Massa filo (7 folhas, que dividi ao meio) 200 g
Carne de borrego picada 350 g
Cebola média, picada finamente 1 unidade
Dentes de alho, picados finamente 2 unidade
Caril picante 1 colher de sopa
Garam masala 1 colher de chá
Sal A gosto
Azeite 1 colher de sopa
Manteiga derretida ou azeite para pincelar a massa q.b.

Molho tzatziki

Pepino pequeno 1 unidade
Iogurte grego 180 g
Azeite 1 colher de sopa
Vinagre de vinho branco 1 colher de sopa
Sal e pimenta A gosto
aneto ou de hortelã picados 1 colher de sopa

Preparação

Numa frigideira, aquecer uma colher de sopa de azeite e juntar a carne picada, a cebola e os dentes de alho. Temperar com sal e deixar cozinhar por uns minutos, até que a carne fique dourada por igual. Juntar o caril e o garam masala. Deixar cozinhar por mais uns minutos, mexendo para misturar bem as especiarias com a carne, até que não exista líquido na frigideira. Retirar do lume e deixar arrefecer antes de começar a fazer as chamuças.

Pré-aquecer o forno a 180 ºC.

Estender uma folha de massa filo, o lado mais comprido virado para nós, e cortar ao meio. Reservar uma das metades e pincelar um pouco de manteiga derretida ou de azeite na outra e dobrar ao meio (fiquei com uma tira com aproximadamente 8 cm de largura).  Na ponta inferior, deixando uma margem, colocar uma colher do recheio de carne. Dobrar sucessivamente a massa em triângulo, até chegar ao fim da tira. Pincelar a ponta da massa com a manteiga ou azeite para colar. Continuar com a restante massa e recheio.

Dispor as chamuças num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e pincelar com a manteiga ou azeite. Cozer no forno pré-aquecido durante 20 minutos, virando-as a meio para que dourem uniformemente.

Para o molho tzatziki:

Descascar o pepino e cortá-lo ao meio, no sentido do comprimento. Retirar as sementes com uma colher e picar, com cuidado para não transformar o pepino em puré, com um ralador ou na picadora. Com a ajuda de um passador de rede, escorrer o máximo de líquido possível. Temperar com um pouco de sal e deixar repousar durante, pelo menos, dez minutos; voltando então a escorrer o líquido que se formou.

Juntar os restantes ingredientes e mexer bem. Guardar no frigorífico, pelo menos durante duas horas se possível, para que os sabores se misturem.

Dicas

Nos supermercados asiáticos consegue encontrar massa para chamuças pré-preparada. No caso vertente, a opção recaiu sobre massa filo porque a receita vai ao forno, não é frita. A massa filo fica muito estaladiça e adapta-se muito bem a esta preparação. As chamuças feitas no forno são, naturalmente, mais saudáveis. A massa filo seca muito rapidamente, pelo que devem manter as folhas que não estão a usar enroladas num pano de cozinha limpo e ligeiramente húmido.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.