Em destaque

Bacalhau com natas

Uma receita irresistível, perfeita quando temos um pouco mais de tempo para cozinhar. depois, melhor, para saboreamos sem pressas, correrias ou compromissos.

Ingredientes

Bacalhau demolhado 4 postas
Cebolas grandes 2
Batata para fritar 1 kg
Dentes de alho 2
Folhas de Louro 2
Azeite 4 colheres de sopa
Queijo Ralado 100 g
Azeitonas usar a gosto

Molho béchamel

Leite 1 l
Natas 200 ml
Farinha 60 g
Manteiga 50 g
Queijo Ralado 50 g
Sal, pimenta e noz moscada usar q.b.

Preparação

Descasque as batatas e corte-as em palitos finos e curtos. Leve-as a fritar deixando-as ainda moles. Tempere com uma pitada de sal fino e reserve.

Deite o leite numa panela e ligue o fogão. Quando começar a ferver, baixe o lume e junte as postas de bacalhau. Desligue e deixe ficar abafado durante dez minutos.

Com a ajuda de uma escumadeira, retire o bacalhau e separe em lascas, retirando a pele e espinhas. Reserve.

Deite o azeite num tacho e junte a cebola laminada, os alhos picados e as folhas de louro. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, durante 15 minutos, até a cebola estar macia.

Retire as folhas de louro e junte o bacalhau às lascas. Mexa para envolver. Reserve.

Prepare o molho béchamel: num tacho deite a manteiga. Quando esta estiver derretida, junte a farinha e mexa bem. Deixe cozinhar durante um minuto, mexendo sempre e junte lentamente o leite de cozer o bacalhau (que deve estar quente). Deixe o molho engrossar, mexendo bem para não formar grumos. Acrescente as natas e o queijo e mexa. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

Junte as batatas fritas no tacho do bacalhau com a cebola e envolva com 3/4 do molho bechamel.

Transfira tudo para um tabuleiro de ir ao forno, alise a superfície e deite por cima o restante molho bechamel. Cubra com o restante queijo ralado e leve ao forno a 190 ºC, durante 15 minutos, para gratinar.

Sirva enfeitado com azeitonas.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.