Durante três dias a localidade do concelho de Lourinhã regressará ao século XIX, com vários workshops, animações de rua, concertos e mostras de produtos gastronómicos. Entre os momentos mais aguardados encontram-se episódios de Recriação Histórica da Batalha de Vimeiro, o Baile Oitocentista, o jantar de campo de porco na vara e ainda múltiplos concertos e atuações teatrais ao longo do evento.

Neste Mercado Oitocentista, os visitantes serão assim convidados a viajar no tempo, podendo provar e comprar produtos gastronómicos característicos da época assim como várias atividades e ofícios típicos do século XIX. Profissões como a olaria, a carpintaria ou a tecelagem de lã estarão representadas pelas mãos dos animadores do evento a par de várias demonstrações de manobras militares e jogos de guerra do período napoleónico.

Vimeiro faz viagem no tempo até ao século XIX entre 14 e 16 de julho

Do programa (pode consultar a agenda completa aqui) há a destacar a 13 de julho (19h00), um desfile de época com os animadores do evento.

Às 22h00 decorre o Baile Oitocentista no Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha do Vimeiro. Às 23h00 decorre um concerto, pelo grupo Os Vocalistas, no Palco Wellington e às 00h30 os visitantes poderão desfrutar de um espetáculo de malabares de fogo, junto ao Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário.

A 15 de julho, decorre o workshop  “Dançar em tempo de guerra” pelas 16h30, e um concerto do Coro Municipal  da Lourinhã, pelas 18h00.

O último dia, 15 de julho, reserva, às 11h30, a Recriação Histórica da Batalha de Vimeiro, episódio que opôs o Exército Francês,  comandado  por  Junot, ao Exército Anglo-Luso,  sob  o  comando  de  Sir Arthur Wellesley. A recriação é seguida do Assalto à Igreja e, pelas 15h00, os visitantes poderão participar em vários Jogos de Guerra do Período Napoleónico. Para terminar o dia, a organização propõe às 18h30 um concerto do grupo Gaiteiros da Freiria.

Este programa é organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã acompanhada da Junta de Freguesia de Vimeiro e da Associação para a Memória da Batalha de Vimeiro.