«O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis», escreveu um dia o poeta Fernando Pessoa. A declaração, traduzida em inglês, sobressai numa das paredes do restaurante Pão à Mesa com Certeza, localizado no Príncipe Real, em Lisboa.
Um espaço acolhedor que surpreende pela decoração, pelo ambiente intimista e pelo sabor dos pratos que serve, inspirados na tradição gastronómica da cozinha saloia, com uns laivos de modernismo. A prova está em especialidades como o saloio de bacalhau à minhota, uma espécie de açorda servida num pão daquela região. Se preferir, também tem um com açorda de marisco que, a par do cozido saloio, é um dos mais procurados.
Tal como o nome indica, no Pão à Mesa com Certeza todas as atenções se viram para a gastronomia portuguesa, tendo o pão como figura central, mas sem descurar a doçaria típica que vem de vários pontos do país, nem o bom peixe e a boa carne de qualidade que também caracterizam os pratos nacionais. Portugal também deixa a sua marca na decoração, a começar pelas ementas feitas de cortiça.
Outros candeeiros típicos que os estrangeiros gostam de elogiar
Os pormenores diferenciadores não se ficam, contudo, por aqui. Também saltam à vista as figuras de proa que decoram as mesas altas ou não fossem elas grandes nomes da cultura portuguesa, como Fernando Pessoa, Luís de Camões, Florbela Espanca e Amália Rodrigues, todos eles acompanhados de alguns dos versos escritos ou cantados pelos próprios. Alguns deles traduzidos.
Mas há outro pormenor bem português na decoração do espaço que tem um ar vintage, os surpreendentes candeeiros. Feitos de garrafões e copos de vidro de várias cores e enfeitados com a tão típica renda nacional, são muito originais e combinam na perfeição com o mobiliário de linhas direitas em madeira e com o chão em azulejo preto e branco. Os turistas que escolhem o espaço para almoçar ou jantar não se cansam de os elogiar.
Mas é o paladar dos pratos servidos que, no final, deixa as melhores recordações. António Amorim, chef consultor do Pão à Mesa com Certeza, conta já no seu currículo com a passagem por vários restaurantes de renome como Villa Joya, o Feitoria, o Rota das Sedas ou o Blend, a par do restaurante A em Torres Vedras. O Pão à Mesa Com Certeza é o primeiro restaurante de rua do Grupo Alentejo, ao qual pertencem os restaurantes Alentejo - Pão, Azeite e Alho e o Italian Republic.
Veja na página seguinte: Muitas propostas para experimentar do pequeno-almoço ao jantar
Muitas propostas para experimentar do pequeno-almoço ao jantar
No Pão à Mesa com Certeza, também confeitaria e bistro, o dia começa cedo com o pequeno-almoço. A essa hora sobressaem o pão, os croissants e os pastéis de nata, feitos no próprio restaurante, e os sumos naturais. Ao almoço, durante a semana há um menu, composto por prato, sopa, bebida e café, mas também há sandes e tostas variadas e com nomes de várias ilustres portugueses, incluindo Amália Rodrigues, Fernando Pessoa e também José Saramago.
Ao jantar, a vitrina da confeitaria fecha-se e os pratos da carta são reis e senhores do espaço. Mal nos sentamos, chega à mesa um cesto de pão e broa com azeite e manteiga, mas há várias entradas desde pão saloio com queijo, chouriço, farinheira e maçã à morcela assada com tomate e croutons de alecrim. A ementa vai sofrendo ajustes regularmente.
Os pratos principais dividem-se em pratos saloios dos quais fazem parte um bacalhau com broa, farinheira e verdes divinal e servido dentro do pão. Nos pratos de peixe, podemos destacar o delicioso naco de atum braseado com tariaky e cebola crispy ou o camarão grelhado com mostarda e manga grelhada. Nos pratos de carne, destacamos o bife de lombo grelhado e a posta de vitela na grelha com milho-doce. Abrimos-lhe o apetite? Experimente e vai ver que não se vai arrepender.
Texto: Rita Caetano com Luis Batista Gonçalves (edição internet)
Comentários