O objetivo desta mostra de tradições pascais é divulgar as particularidades das Festas da Boa Viagem de Constância, as singularidades da Semana Santa de Sardoal, a doçaria associada e identitária da região e o artesanato e produtos tradicionais associados a esta época festiva.
A iniciativa, da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com os municípios, os artesãos e os produtores, vai decorrer entre as 10h00 e as 17h00 de dia 14 de março.
Os lisboetas e visitantes da Capital poderão assistir à recriação de um tapete de flores naturais, como os que adornam o chão das igrejas e capelas de Sardoal durante a Páscoa, e à elaboração de um corredor de arcos com flores de papel, à semelhança dos que decoram as ruas da Vila de Constância, durante a celebração em honra de Nª Srª da Boa Viagem, que tem o seu ponto alto na procissão de barcos engalanados pelo rio Tejo.
Em complemento à viagem imaginária haverá uma pequena exposição de fotografias dessas duas celebrações e projeção de um vídeo identitário da fé e religiosidade da região.
Estarão também presentes os saberes e sabores associados a esta época, através de artesãos de velas de cera natural e de relicários, e produtores de amêndoas, vindos de Abrantes.
E na ementa do almoço no restaurante E Tem Dente, serão incluídos os paladares da tigelada, de Sardoal, e os conventuais queijinhos do céu, emblemáticos de Constância.
Comentários