“Saudade Portuguesa” não pretende ser somente um jantar. É uma experiência sensorial onde a ementa, uma surpresa só revelada à mesa, a composição musical e o espaço estão a ser projetados em sintonia.

Um jantar temático que contará com presenças de peso da cozinha nacional, como os gastrónomos Virgílio Gomes e Alexandra Prado Coelho (Público), o chefe de cozinha João Rodrigues (Altis Belém), o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras e o Reitor da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, entre outros.

Refira-se que o Mestrado em Inovação em Artes Culinárias celebrou uma parceria com a Faculdade de Arquitetura para, em conjunto, desenvolverem as cerâmicas especiais que irão à mesa neste jantar de maio.

Quanto à ementa propriamente dita, esta só será revelada à hora do jantar. De acordo com comunicado da ESHTE, os pratos servidos procuram a “valorização das nossas raízes e dos nossos produtos”. Uma carta que propõe uma viagem em terra e no mar com a carne de porco e a amêijoa. E como falar de produtos e cozinha portuguesa é abordar a miscigenação cultural, a mesa fará referência aos Descobrimentos, com abordagem aos novos ingredientes, sabores e texturas de outros continentes.

Um repasto que não omitirá os pratos de caça e as inevitáveis sobremesas, neste caso fundadas na tradição nacional, quer seja o docinho caseiro da mãe e da avó, ou os segredos que transpiraram dos conventos. Neste caso, numa visita à serra da Estrela e ao Algarve.

O jantar “a saudade portuguesa” tem o patrocínio e apoio de Adega Mãe, Bísaro, Câmara Municipal de Oeiras, Cencal, Corticeira Amorim, Wicander, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Fluor Studio Design Advisors, Imppacto, MicroGreens, Quinta à Mesa, Quinta do Pinto, Riberalves, SPAL e Turismo de Portugal.