À frente desta "academia" diferente de qualquer outra, localizada em Roddi, está Giovanni Monchiero, que tal como o seu pai, avô e bisavô, é capaz de transformar cães normais em cães caçadores de trufas. "Treinar um cão para procurar trufas é algo muito simples, basta ter muita paciência e partir do facto de que para eles é só uma brincadeira", explica Giovanni, de 55 anos.
"Começamos por pôr o cão a brincar com a trufa. Eu uso trufas frescas, mas quem não pode, pode colocar um pouco de óleo trufado numa bola de ténis. Brincamos com o cão e recompensamo-lo com petiscos", descreve.
Após a consolidação da aprendizagem, o mestre complica a brincadeira e atira a trufa para um lugar mais distante do jardim. "É preciso começar a dar comandos de voz: vai, procura, encontraste, parabéns! Devemos sempre parabenizar e recompensar" o cão por cada descoberta, diz Giovanni.
"Assim que o cão tenha assimilado o aroma da trufa, o próximo passo é escondê-la no subsolo", acrescenta.
Veja as fotos
A região de Alba, onde Roddi está localizada, é famosa pelas suas trufas brancas, "caracterizada por uma fragrância intensa que evoca a floresta, a natureza", explica Antonio Degiacomi, presidente do Centro Italiano para o Estudo da Trufa.
"Sair à procura de trufas é uma paixão", diz Giovanni, que o faz de manhã e à noite durante a temporada de caça, de 21 de setembro a 31 de janeiro.
A universidade para cães de trufas foi fundada pelo seu bisavô em 1880 e Giovanni Monchiero cultiva essa herança. "Há cães predispostos a procurar por trufas, outros não", afirma este mestre que fez de um pequeno pinscher alemão um verdadeiro especialista da caça à trufa.
Com um ou dois cães de cada vez, já treinou dezenas de animais, embora não saiba um número exato. "O mestre Monchiero é o melhor de todos em Piemonte. Já é o terceiro cão que lhe confio", diz Diego Guaraldo, dono de Rocky.
"Ele não usa métodos cruéis como privar o cão de comida, usam sim métodos suaves", observa o advogado de 36 anos, ressaltando que o treinador transforma cães em verdadeiros campeões. "Ele consegue desencadear algo no animal, que o torna louco por trufas. O que todos nós queremos é encontrar trufas. O cão deve ser meticuloso, focado, e que não se perturbe pelo cheiro de outros animais", acrescenta.
Com o mestre Monchiero, "o animal sente a trufa a 10, 15 e 20 metros de distância", garante Guaraldo. O treino de três semanas com Giovanni custa 400 euros. O professor explica que treina os seus alunos três vezes por dia. "É um curso básico. Para se tornar um bom caçador de trufas demora em média três anos. O importante (após o treino) é treinar o cão permanentemente, não necessariamente todos os dias, mas dia sim dia não", afirma.
Rocky tem todas as habilidades para se tornar num excelente cão caçador de trufas. Mas o pequeno defeito que ainda tem é que... Come as delicadas pepitas. Nada de grave, de acordo com Giovanni: "Ele sabe procurar trufas, encontrar, agora é só ensinar a trocar a trufa pelo petisco", diz.
Mas Diego Guaraldo diverte-se: "É melhor ter uma trufa levemente danificada no bolso do que uma boa trufa no bolso de outro caçador de trufas".
Comentários