A Quinta da Gaivosa, projeto familiar liderado por Domingos Alves de Sousa, acaba de trazer para Portugal uma distinção internacional. Desta vez o destaque foi dado durante o concurso Mundus Vini, que se realiza na Alemanha, ao Quinta da Gaivosa Tinto 2013, o porta-estandarte do produtor.

Além da medalha de “Grande Ouro”, o prémio mais alto do certame, o Quinta da Gaivosa Tinto 2013 foi eleito o melhor da região do Douro em prova. Nota ainda para a medalha de ouro atribuída ao Quinta da Gaivosa Porto LBV 2013. A entrega oficial dos prémios acontece no próximo dia 18 de março, durante a ProWein, também na Alemanha.

Produzido apenas em anos de qualidade excecional, o Quinta da Gaivosa Tinto 2013 é elaborado à base de 20 castas autóctones da região do Douro, provenientes de vinhas velhas (com mais de 80 anos), como Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinto Cão, passando depois por um estágio de 15 meses em barricas novas e, no segundo ano, em barricas de carvalho francês.

O admirável mundo novo das adegas portuguesas
Adega da Quinta da Gaivosa, em Santa Marta de Penaguião. Um edifício em tijolo negro, portentoso como uma fortaleza, negro como um néctar tinto. Nesta estrutura todos os detalhes contam. As paredes exteriores são duplas e ventiladas para que a temperatura no âmago do edifício, onde reside o centro de vinificação e repousam os vinhos, se mantenha estável.

A 22ª edição do Mundus Vinis contou com cerca de 13 550 vinhos em prova, sendo que apenas 40% foram premiados. O júri da competição é composto por 270 profissionais do setor, entre enólogos, produtores, críticos e jornalistas especialistas.

Com o galardão mais alto, o “Grande Ouro”, ficaram 33 vinhos, quatro dos quais portugueses. Apenas os vinhos que conseguem superar os 95 pontos, dos cem possíveis, são premiados com a mais elevada distinção.

O Quinta da Gaivosa Tinto 2013 chega ao consumidor com o preço aconselhado de 34,90 euros.

Já o Quinta da Gaivosa Porto LBV 2013 tem um preço aconselhado de 20,90 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.