Destaque no programa deste “Pão Nosso - Festa da Natureza”, para a rota dos fornos no sábado, dia 28 de julho, com visita a seis fornos da localidade, incluindo o comunitário. O visitante é convidado a assistir e a participar na confeção do pão no forno comunitário de Videmonte.

Durante a tarde o destaque vai para a Mostra Etnográfica da Ceifa e à noite há teatro pelo grupo do Manigoto, que apresenta um texto de Raúl Brandão: "O doido e a morte", e ainda música pelos Roncos do Diabo.

Diz quem sabe: Que se desconfie de um pão com mais de quatro ingredientes no rótulo
Diz quem sabe: Que se desconfie de um pão com mais de quatro ingredientes no rótulo
Ver artigo

Já no domingo, dia 29, logo pela manhã, abrem a Feira do Pão e a Feira de Artesanato. A animação fica a cargo da música do Grupo de Bombos do Rancho Folclórico As Cantarinhas do Telhado – Fundão, com o Quinteto Reis, os Beira Brass Band e com o Rancho Folclórico de Videmonte.

De acordo com o município da Beira Interior, “o ciclo de festivais pretende ser um motor de divulgação e promoção do património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, das comunidades envolvidas; alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas”.

Esta “Pão Nosso - Festa da Natureza” integra-se no ciclo de festivais do Município da Guarda, numa parceria com a junta de freguesia local, a câmara e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e o Aspiring Geopark Estrela.

O programa completo pode ser consultado aqui.