A viagem ao passado acontece na Baixa do Porto, a dois passos da Torre dos Clérigos e do Jardim da Cordoaria, no número 46 do Campo dos Mártires da Pátria. Desde o momento em que se cruza a porta, o ambiente do Golden Oldie faz o tempo recuar até aos loucos anos de 1920 e à época da proibição de bebidas alcoólicas.

Embora seja possível encontrar uma vasta opção de bebidas, entre elas vinhos, sangrias, cervejas e mesmo cafetaria, o principal foco são mesmo os cocktails. O menu “Anos d´Ouro”, que conta uma pequena história de um Mocho que sobrevoa a cidade do Porto e ao longo da viagem vai encontrando diversos ingredientes para os cocktails, é constituído por sete opções e dois mocktails (cocktails sem álcool) originais, com foco em ingredientes da cozinha francesa. Como conceito francês, estão obviamente presentes os Cognacs da gama da Maison Ferrand, o Champanhe representado pela Tsarine (popular entre a realeza russa) e o Absinto La Fée.

No Porto, o Golden Oldie dá-nos a provar cocktails com queijo e pólen

Destaque para alguns cocktails, tais como o Legado e o Nostalgia. Além de serem os cocktails com mais dinâmica para o cliente, ambos fumados, juntam ingredientes muito pouco comuns em bebidas tais como o queijo roquefort (no Nostalgia) e o pólen (no Legado).

O Legado é feito com Pierre Ferrand 10th Generations, Porto Tawny 10 anos, Mel, Pólen, Solução Salina, Licor de Figo e Fumo de Flor de Laranjeira, sendo este último opcional.

O cocktail é apresentado numa ampulheta, na qual a bebida se encontra na parte debaixo e o fumo na parte de cima, criando uma maior dinâmica e uma experiência diferente do habitual. Já o Nostalgia contém Whisky Black Bull, Porto Tawny, Pera, Roquefort Bitter e Fumos de Alecrim e Carvalho Americano. O Roquefort em estado líquido equilibra a Pera e o Fumo de Alecrim.

No Porto, o Golden Oldie dá-nos a provar cocktails com queijo e pólen

Há igualmente comida nesta viagem até aos gloriosos anos de 1920. O Golden Oldie sugere diversos pratos inspirados na cozinha francesa e idealizados pela chefe de cozinha Carla Silva. Destacam-se as Madalenas de roquefort e tomilho limão, o folhado de camembert com doce de figo e a tarte tatin de foie-gras e cebola caramelizada. Para terminar a experiência há ainda os macarons da “Rue des Macarons”.

Golden Oldie

R. Campo dos Mártires da Pátria, 46, Porto

Horário: Terça a domingo, das 16h00 às 2h00

Contactos: Tel. 221 113 595; E-mail info@goldenoldie.pt

O Golden Oldie possui 34 lugares sentados no seu interior e uma esplanada com 16 lugares. Os amigos de quatro patas também são bem-vindos e Scarlet, uma Boiadeiro de Berna, está encarregue de receber e saudar amigavelmente todos os clientes.

Brevemente o Golden Oldie vai receber bartenders convidados e estão já planeadas várias ações e cocktails especiais, tais como a criação de um menu de “gastronomia em estado líquido”, no qual serão recriados vários pratos de chefes de cozinha, convidando-os igualmente a trabalhar atrás do bar por uma noite.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.