O Navio Escola Sagres parte, a 27 de abril, da Base Naval de Lisboa, do Alfeite (em Almada), rumo aos Estados Unidos da América onde escalará, entre outros, os portos de Filadélfia, Nova Iorque, New Bedford e Boston (onde se integrará nas cerimónias do 10 de Junho), seguindo depois para outros destinos nas américas.
À boleia desta viagem de muitos milhares de milhas náuticas, seguem quatro cascos de Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca, cumprindo mais uma vez a tradição do Moscatel de “Torna-Viagem”. No navio segue também um lote de vinhos da Península de Setúbal com destino aos eventos promovidos pela AICEP no âmbito do “Junho – Mês de Portugal nos EUA”.
A José Maria da Fonseca descobriu o “Torna Viagem” há mais de um século. Reza a História que, na época em que navios cruzavam os oceanos, fazendo todo o tipo de comércio, era comum levarem à consignação cascos de Moscatel de Setúbal.
Os comandantes, que recebiam uma comissão pelo que vendiam, nem sempre os conseguiam comercializar na totalidade. Na volta a Portugal, depois do périplo, em que se submetiam a diversos climas e significativas variações de temperatura, os cascos eram devolvidos à Casa Mãe.
Ao serem abertos, o resultado era quase sempre uma grata surpresa: geralmente o vinho estava bastante melhor do que antes de embarcar. A passagem pelos trópicos, a caminho do Brasil, África ou Índia, quando atravessava por uma ou mais vezes a linha do Equador, melhorava a qualidade do Moscatel de Setúbal e conferia-lhe grande complexidade.
Para Henrique Soares, Presidente da Comissão vitivinícola Regional da Península de Setúbal, “A Península de Setúbal sempre teve uma forte ligação ao mar e consequentemente à Marinha, pelo que esta parceria com o Navio Escola Sagres é frequente e é um enorme orgulho para a região poder colocar a bordo um dos seus tesouros”.
Para aquele responsável este ano é ainda mais especial pois os Estados Unidos da América estão sinalizados como um mercado prioritário para os Vinhos da Península de Setúbal no próximo triénio, estando previstas até ao final de 2018 diversas ações de promoção com destaque para as que vão decorrer em Houston (Texas) e Miami (Florida).
Comentários