No que respeita aos restaurantes participantes, esta "Lisbon Food Week" apresenta uma agenda diária com jantar em cada um dos espaços que aceitaram o desafio da organização, as Edições do Gosto. Desta forma, vamos poder contactar de perto com as cozinhas de alguns dos restaurantes de assinatura da capital: Boi-Cavalo, do chefe Hugo Brito; Café Garrett, do chefe Leopoldo Garcia Calhau; Marlene Vieira Food Corner, da chefe Marlene Vieira; Peixaria da Esquina, Balcão da Esquina e Tasca da Esquina, do chefe Vítor Sobral; RIB Beef & Wine Lisboa do chefe Rui Martins, Gleba de Diogo Amorim e ainda o Feitoria, o único participante com estrela Michelin da lista, do chefe João Rodrigues.
O “Roteiro das Tascas” é selecionado a partir do guia “As 50 Melhores Tascas de Lisboa”, de Tiago Pais. Todos os espaços com petiscos à prova contam com o galardão “Palito d’Oro”. Para provar, de 3 a 13 de novembro, há o Bacalhau à Brás (Antiga Casa Faz Frio), o Cozido à Portuguesa (Princípe do Calhariz), Arroz de moelas com gambas (Pomar de Alvalade), Cabidela de galinha (Stop do Bairro), Entrecosto com arroz de feijão (Zé dos Cornos), Filetes de polvo com açorda (Zapata), entre muitos outros pratos.
Paralelamente, o programa agenda um painel de conversas gastronómicas. Destaque, a 9 de novembro para o encontro “Mulheres com Tomates”, momento que junta Alexandra Prado Coelho, Ana Carrilho, Constança Cordeiro, Graça Adriana Saraiva, Maria Canabal, Marlene Vieira e Rita Nabeiro (Second Home, Mercado da Ribeira - Avenida 24 de Julho)
Nos “Jantares Temáticos” vamos encontrar diversas aproximações à cozinha lusa, entre elas: A 3 de novembro, “Uma cozinha lisboeta imaginada”, ideias na mesa, surgem pratos multiparticipados onde se ficciona uma Lisboa hoje, com passado e futuro. No restaurante Lumni (Rua do Diário de Notícias, 142, Lisboa). Já a 7 de novembro decorre o jantar “Cabidela Transmontana: As Minhas Memórias”: Longe de querer representar a grande mesa Transmontana, é um jovem interprete que levanta a bandeira. A Cabidela é a rainha de um jantar cheio de sabores afirmativos ao comando do chefe Vítor Adão. Cozinha Popular da Mouraria (Rua das Olarias, 5).
A 11 de novembro tem lugar “O Jantar do Ano”, com Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues, Justa Nobre e Vitor Sobral (Convento do Beato - Rua do Beato, 48).
Um programa que inclui também o Congresso dos Cozinheiros (11 a 13 de novembro), “Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores” (10 a 13 de novembro), lançamento do livro do chefe Nuno Mendes “Lisboeta, Recipes From Portugal´s City of Light” (6 e novembro), um pequeno-almoço australiano, no Café Garrett, a 4 de novembro, Jantares das Residências Culinárias.
Todas as reservas podem ser efectuadas junto das entidades participantes.
Comentários