A Simpli Coffee & Bakery, marca 100% portuguesa nascida em 2017, conta com uma nova loja em Lisboa, no Largo da Anunciada, totalizando três espaços no centro da cidade (os anteriores de portas abertas na Rua Braamcamp e em Picoas).
É na fábrica na Rua Braancamp, junto à primeira loja Simpli, que a magia da transformação em pão de farinha, água e sal acontece. Pela manhã, e ao longo de todo dia, a padaria (e a pastelaria que é outra especialidade da casa), prepara seis variedades de pão: o Pão de Trigo, Integral, Multicereais, Centeio de mistura, Focaccias e Ciabattas, além das diferentes receitas que vão sendo regularmente desenvolvidas.
A comandar a padaria da Simpli está o brasileiro Diego Haupenthal Pintado, que se dedica ao trabalho da massa mãe há sete anos, a par de Darwin Valero, ajudante de padeiro igualmente dedicado a esta arte ancestral.
De acordo com a marca, na base destes pães “estão os ingredientes mais simples: as farinhas de moleiro com grãos nacionais - do Moinho Paulino Horta -, água e sal”.
Depois, é esperar que o processo de fermentação natural, com leveduras e bactérias selvagens, resultando na massa mãe, produza os seus resultados. Tudo isto com tempo, o mesmo será dizer, com recurso a fermentação lenta. “Todo o pão tem um mínimo de 44 horas de fermentação. O resultado é uma côdea fina e caramelizada, com um miolo tenro com o amido totalmente gelatinizado, um aroma complexo e sabor a cereal. Um pão mais doce e mais ácido que o pão comum”, sublinha a equipa da Simpli Coffee & Bakery em comunicado.
“Na Simpli Coffee & Bakery, o processo é fundamental na definição do produto, e tendo o pão um papel tão relevante na nossa alimentação, o fabrico tem de ser rigoroso, garantindo a autenticidade da matéria-prima”, afirma Mário Cajada, proprietário.
Imagens disponibilizadas por Chefs Agency.
Comentários