Para além das centenas de rótulos em prova, o Essência do Vinho – Madeira promove igualmente um programa diferenciado de ações temáticas. Especialistas da “Revista de Vinhos” orientam provas comentadas que pretendem combinar uma vertente didática e a difusão de tendências atuais.

“Verdelho, a casta estrelas dos DOP Madeirenses” focará os brancos tranquilos madeirenses, que estão a assumir um protagonismo crescente na cena vínica nacional. Esmagadoramente obtidos a partir da casta Verdelho, combinam a finura e sedução aromática reconhecida à casta com a tensão salina e boa acidez resultante da origem. Vinhos diferenciadores, que mostram o terroir. “Fortificados de Portugal, o que os une e os separa” irá expor a diversidade dos vinhos fortificados portugueses, que espelha locais e formas de elaboração, revela história e estórias de gerações de artífices.

“Vinhos vulcânicos, chão que marca, clima que diferencia” vai questionar a atual notoriedade dos solos vulcânicos, que conferem boa concentração e excelente perceção mineral, textura, matéria, tensão e salinidade soprada diretamente pelo mar. A prova “Grandes tintos, uma questão de carácter” sublinhará a capacidade de guarda e a vantagem das castas autóctones para um blend de eleição.

O IBVAM – Instituto do Bordado, do Vinho e do Artesanato da Madeira realizará ainda uma prova comentada de Vinho Madeira.

Sessões de showcooking com os chefs Carlos Gonçalves, Octávio Freitas e Yves Gautier, música ao vivo, e a possibilidade de fazer uma pausa por entre provas para conversar e trincar um snack, constituem a restante programação do evento.

A organização promove um horário específico para profissionais (dia 23 de novembro, das 16h00 às 18h00), para que possam ser estabelecidos contactos comerciais entre os diferentes operadores do setor.

Os bilhetes do evento, a orçarem entre os 9 e os 48 euros, podem ser adquiridos aqui.