À 23ª edição, o Encontro com Vinhos, que a Revista de Vinhos promove desde 1999 na capital, assume uma nova assinatura, para se designar Essência do Vinho – Lisboa. Desta forma, o evento passa a integrar o circuito nacional de “a principal experiência do vinho em Portugal”, que há muito tem modelos no Porto (Palácio da Bolsa, desde 2004) e na Madeira (Funchal, desde 2012).
Entre 22 a 24 de outubro, o Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, será o palco de uma nova edição que congrega as diferentes realidades e tendências do mundo do vinho. A programação diária inclui provas comentadas pelos provadores da Revista de Vinhos e da brasileira Gula, a par de produtores e enólogos convidados.
Nas “Conversas com Sommeliers” serão abordados estilos e tipologias de vinhos de um modo particularmente informal e descomplicado. Nas sessões “Taste Drive”, as equipas das duas publicações já referidas confrontam dois vinhos, deixando ao público participante a decisão de votar no grande vencedor de cada duelo.
Na área “Mundo Natural” estarão presentes duas dezenas de produtores que interpretam o vinho à luz da chamada “intervenção mínima”, seguindo muitos deles abordagens biodinâmicas, o que contribui para a diversidade do cartaz.
Regiões, castas e colheitas de Portugal e ainda Champagne, Borgonha, Rioja e Eslovénia
Do carácter do granito e da altitude da Beira Interior ao nervo dos vinhos atlânticos de Lisboa; dos diferentes perfis dos Vinhos Verdes à capacidade camaleónica da Baga na Bairrada; das castas menos óbvias do Dão ao património de vinhas velhas de Trás-os-Montes. Boa parte da diversidade das regiões portuguesas será tema de provas comentadas que reúnem vinhos emblemáticos, novos atores, colheitas antigas e lançamentos recém-chegados ao mercado.
Provas verticais da Casa da Passarella e do projeto Caminhos Cruzados, novidades da regressada Quinta do Cardo e da Herdade Aldeia de Cima, Vinhos do Porto da família Symington e de investidores brasileiros em Portugal – Menin, Juliana Kelmann, Qalt e Textura – estarão também em foco.
No capítulo internacional, realce para a vinda a Lisboa de Marjan Simcic, produtor de notáveis vinhos da Eslovénia, da região de Goriška Brda. Por falar em vinhos de “terroir”, soma-se uma prova com produtores de nicho da Borgonha, como Camille Giroud, Domaine Pavelot, Marc Roy, Marchand-Tawse, Lavantureux e Taupenot-Merme. Da vizinha Espanha chegam os Remírez de Ganuza, dos nomes que mais contribui para a notoriedade da Rioja. E porque Champagne é sempre uma região de perdição haverá ainda uma prova de maisons de referência representadas no nosso país.
Durante o evento, a TAP vai também apresentar a nova carta de vinhos a bordo dos voos de médio e longo curso, resultado de um processo de seleção para o qual foram convidados os provadores da Revista de Vinhos e da revista Gula, através da parceria estabelecida com a companhia aérea no âmbito da “TAP Wine Experience”.
E para uma pausa durante o evento estarão em funcionamento permanente os espaços de restauração Boutique do Chocolate, Fromagerie Maítre Renard, Ginga d´ Óbidos, Ostras sobre Rodas, Sabor Serrano e Varofumeiro.
O encontro organizado pela Revista de Vinhos conta com os seguintes horários: 22 e 23 de outubro, das 15h00 às 21h00. A 24 de outubro, segunda-feira, o dia reservado aos profissionais, o evento está disponível das 11h00 às 18h00.
Os bilhetes custam 10 euros e incluem copo de provas Riedel em campanha promocional online e quando adquiridos até dia 15 de outubro. A partir dessa data, o valor será de 15 euros. Na compra de uma prova comentada está incluída a entrada no evento.
Comentários