Uma das perguntas que Geninha Varatojo mais ouviu, enquanto os seus filhos cresciam, foi: “O que fazes para manter os teus filhos tão saudáveis?” A autora do livro que a 20 de março chega aos escaparates, “Comida Macrobiótica para Toda a Família” (edição Manuscrito), garante que foi graças a uma alimentação nutritiva simples e variada, baseada em cereais integrais, legumes, verduras, feijões, algas, sementes e fruta da época.

Uma resposta que, invariavelmente levava à exclamação: “Ah, mas os meus filhos não comem isso!”. Para Geninha Varatojo, Diretora do Instituto Macrobiótico, a réplica à exclamação passava por explicar o milagre à mesa de um “delicioso burguer de seitan ou de grão-de-bico ou uma fatia de piza de tofu. Uma cremosa sopa de lentilhas ou um empadão de creme de millet com couve-flor e, para terminar, um bolo de baunilha e framboesas”.

É isto mesmo que a professora de cozinha macrobiótica nos traz no livro que junta ao título um subtítulo que nos indica o caminho da presente obra, “Conselhos e receitas para grávidas, bebés e crianças”.

Cozinha que, como sublinha a nota de apresentação deste novo título, que nos apresenta mais de oito dezenas de receitas, “qualquer pessoa pode seguir. Precisa apenas de querer mudar a alimentação da sua família para uma alimentação mais natural, em que os laticínios, farinhas refinadas, açúcares e conservantes não entram”.

Para Geninha Horta Varatojo, responsável pelas consultas de orientação alimentar para grávidas, bebés e crianças, é fundamental cuidar da alimentação logo a partir da gravidez. Depois do nascimento há alternativas naturais às papas de supermercado, há truques para fazer sopas e “alternativas saudáveis ao fast food de que as crianças tanto gostam, mas que lhes tira energia e lhes traz problemas de saúde”.

Geninha Varatojo e Francisco Varatojo foram os fundadores do Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP). Autora dos livros “Cozinha Natural - Deliciosas Receitas Macrobióticas”, “Macro Apetite, Memória dos Sabores” e “Tudo o que Comemos Conta”. Foi professora regularmente em Espanha e escreveu vários artigos para diferentes revistas em Portugal durante os últimos 35 anos.

Atualmente, é coordenadora do curso anual de Culinária e dos workshops e cursos breves de Culinária do IMP.

É mãe de quatro filhos e é especialista na área da Educação e Alimentação Infantis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.