“No Minho Young Chef Awards (MYCA) podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e V em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa”, informa a entidade organizadora do concurso.

Na meias-finais deste ano participam 25 alunos, de um total de 12 escolas da região minhota. Entretanto, na final, a 26 de novembro (das 8h30 às 18h00), a decorrer na Expolima, em Ponte de Lima, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria - Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar. O júri do MYCA 2022 tem como presidente o chef António Alexandre, que é acompanhado pelos chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos, pelos vencedores da edição do ano passado Beatriz Coelho, na categoria de Pastelaria; Tomás Marques na Cozinha e Joana Pereira na categoria Sala & Bar, e de Cristina Mendes, da Confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e Rui Miguel Graça, jornalista.

“O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens”, lemos no comunicado que acompanha o anúncio da final desta iniciativa.

O projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima.