Chocolate quente com um toque de beterraba
Junte 150 g de beterraba cozida com meia chávena de água e transforme-a num puré (pode usar o processador de alimentos ou a varinha mágica).
Leve a um tacho pequeno 500 ml de leite, quatro colheres de sopa de cacau em pó, sem açúcar, uma colher de sopa de amido de milho, duas a três colheres de sopa de açúcar mascavado, um quarto de chávena de café expresso e uma colher de chá de essência de baunilha, uma pitada de flor de sal e uma outra de canela. Aqueça sobre lume médio-baixo, mexendo sempre até engrossar. Junte o puré de beterraba e mexa bem.
Divida o chocolate quente por duas chávenas e sirva de imediato, com natas batidas e raspas de chocolate.
(Fonte: Blogue “My Common Table”)
Chocolate quente com aroma tropical
Coloque uma colher de sobremesa de coco ralado numa tigela. Triture uma colher de sobremesa de bagas de goji e uma colher de sobremesa de amoras brancas (opcional) numa picadora durante alguns segundos. Adicione a mistura obtida ao coco ralado e misture os ingredientes.
Parta 100 g de chocolate (85% de cacau) em pequenos pedaços. Introduza o chocolate num tacho e acrescente 100 ml de leite de coco.
Leve a mistura num tacho em banho-maria em lume brando e envolva os dois ingredientes, à medida que o chocolate se derrete. Adicione 60 ml de água e continue a mexer até obter um creme homogéneo. Retire do lume.
Junte parte do preparado das bagas ao creme de chocolate e envolva os ingredientes suavemente.
Disponha o chocolate em quatro chávenas e, para finalizar, polvilhe com a restante mistura de bagas e com um pouco de cacau em pó. Sirva de imediato.
(Fonte: Revista “Prevenir”)
Chocolate quente mexicano
Parta 40 g de chocolate de leite em pedaços e junte uma chávena de leite.
Leve ao lume até derreter o chocolate e o leite ferver.
Junte meia colher de chá de canela em pó e misture com a varinha mágica para conseguir espuma.
Sirva com canela polvilhada.
(Fonte: Blogue “Frango do Campo”)
Chocolate quente à espanhola (inclui os churros)
Coloque 250 g de água e uma colher de chá de sal num tacho. Assim que começar a ferver, retire do lume e adicione 225 g de farinha tipo 55 sem fermento, toda de uma só vez. Mexa com uma colher de pau até obter uma pasta lisa, que se assemelhe à massa dos rissóis.
Retire a massa para um saco pasteleiro com boquilha em forma de estrela.
Aqueça um tacho fundo com óleo abundante. Com cuidado para não se queimar, e ajudando-se do saco pasteleiro, frite churros com cerca de 12 cm, cortando-os com uma tesoura.
Deixe fritar até os churros ficarem dourados, mas com o cuidado de não deixar o óleo aquecer demasiado.
Depois de fritos, retire os churros para um prato com um pouco de papel absorvente. Polvilhe com um pouco de açúcar e reserve.
Para o chocolate quente, misture 500 g de leite gordo, 50 g de açúcar e 50 g de cacau em pó num `tachinho` e leve ao lume, mexendo com umas varas de arame, até que engrosse.
Sirva de imediato.
(Fonte: Blogue “Faz & Come”)
Comentários