Diz-se que há mais de mil formas de cozinhar bacalhau. Na Mercearia do Bacalhau a mesa faz-se num misto de pratos mais tradicionais e propostas com um toque contemporâneo. Este novo espaço, que abriu recentemente a norte, na Maia, procura ser uma ode ao peixe mais adorado pelos portugueses.

O menu da Mercearia do Bacalhau apresenta para entrada, entre outros, Bolinhos e pataniscas de bacalhau (5 euros/quatro unidades), Sopa rica de peixe e bacalhau (9,5 euros) e Punheta de bacalhau (6 euros). Nos pratos principais, destacam-se a Feijoada de bacalhau (29 euros) e o Bacalhau à posta (25 euros), selecionado por peso e cura, seja ele grelhado, confitado, assado ou frito. Apesar do bacalhau ser o rei da casa, existem alternativas, com inspiração tradicional, tais como a Posta de vitela e o Taco de legumes com salicórnia e algas.

Novo restaurante na Maia dedicado ao bacalhau inclui uma mercearia tradicional
Novo restaurante na Maia dedicado ao bacalhau inclui uma mercearia tradicional Mercearia do Bacalhau

Para sobremesa, as sugestões passam pelo Pudim Abade de Priscos (6 euros), o Bolo mousse de chocolate (6 euros) e pelo Pão de Ló com pera bêbada em Moscatel Roxo (6 euros). Já a carta de bebidas é composta por mais de 50 referências distintas de vinhos nacionais, com foco em pequenos produtores, a que se juntam os obrigatórios cocktails e sangrias.

Na decoração preponderam os mármores das mesas iluminados por candeeiros de vidro ornado, que deixam correr e destacar o dourado da luz, tal e qual como o tom do azeite que coroa o bacalhau.

Na Mercearia do Bacalhau, como o nome indica, há ainda lugar para uma mercearia fina, recheada com produtos tradicionais, dos enlatados aos frutos secos numa promeça de odores e sabores das mercearias tradicionais.

Mercearia do Bacalhau

Rua Ângela Adelaide Calheiros Carvalho Meneses, n.º 266, Maia

Contacto: tel. 915 084 351

A Mercearia do Bacalhau tem capacidade para 48 pessoas.

O projeto tem a assinatura do empresário Pedro Maia, detentor de outros conhecidos espaços no Norte do País, tais como o Coreto, a Biferia e a Casa de Repasto, a que se junta Aldo Maia, empresário do setor da comunicação, que realiza o seu primeiro investimento na restauração.