Contas feitas, a noite de 22 de novembro saldou-se em cinco novos restaurantes portugueses com uma nova estrela Michelin, três em Lisboa e dois no Porto. De sublinhar a conquista da primeira estrela Michelin para um restaurante vegetariano português, o Encanto, com a cozinha entregue ao multipremiado chef José Avillez. Ainda nas novidades, o restaurante Mesa de Lemos (Diogo Rocha) arrecada um segundo galardão, na categoria estrela Verde.

Portugal contabiliza 45 estrelas Michelin, distribuídas por sete restaurantes com duas estrelas e 31 estabelecimentos com uma estrela.

Nas redes sociais, os vencedores das novas estrelas Michelin para Portugal não tardaram a manifestar a sua alegria e reconhecimento.

Uma estrela Michelin

Encanto (Lisboa) - José Avillez

“Às vezes nem acredito em tudo o que construímos”

“Às vezes nem acredito em tudo o que construímos nos últimos anos...
O Encanto que abriu há menos de nove meses acaba de ganhar a sua primeira estrela Michelin e torna-se assim o primeiro restaurante vegetariano da península Ibérica e um dos únicos no mundo com esta distinção. O Belcanto volta a renovar as duas estrelas Michelin pelo oitavo ano consecutivo. Há menos de seis meses a Tasca Dubai foi também premiada com uma estrela Michelin”.

Euskalduna Studio (Porto) - Vasco Coelho Santos

“2022, a nível pessoal, foi duro e nunca pensei que fosse este ano”

“Ainda não estou em mim. O sonho de um projeto que todos disseram impossível conseguiu com esforço, amor, dedicação, paciência e a sonhar alto. Para mim é uma vitória, pois conseguimos sem mudar estilo, pensamento, garra e ideologia. Fomos sempre focados e determinados numa forma de servir que eu acreditava que era possível.
15 anos depois de ter largado um estilo de vida de ‘conforto’ e me agarrado a esta vida que só nós da restauração entendemos, dá me muita alegria que depois de 12 estrelas Michelin conseguimos a primeira para o Euskalduna Studio. Dois mil e vinte e dois, a nível pessoal, foi duro e nunca pensei que fosse este ano. Achava que não teria este momento de felicidade. Só me resta agradecer”.

Kabuki (Lisboa) – Paulo Alves

“Muito obrigado Guia Michelin por este prêmio maravilhoso”

“Sentimo-nos muito honrados por termos recebido uma estrela Michelin. Foi um ano de muito trabalho e não poderíamos estar mais orgulhosos de nossa equipa. Gostaríamos de agradecer aos nossos fornecedores e convidados por acreditarem em nós. Muito obrigado Guia Michelin por este prémio maravilhoso”.

 Le Monument (Porto) - Julien Montbabut

“Estamos muito orgulhosos e agradecidos”

“Estamos muito orgulhosos e agradecidos de anunciar que o Le Monument, o restaurante gastronómico do Le Monumental Palace, foi reconhecido pelo Guia Michelin com a sua primeira estrela Michelin. Este reconhecimento não seria possível sem a paixão e dedicação do nosso chef Julien Montbabut e a sua equipa. A todos os nossos clientes, parceiros e amigos, obrigado pelo vosso apoio ao longo dos últimos anos”.

Vencedor da estrela Verde

Mesa de Lemos (Viseu) – Diogo Rocha

“Bem-haja Guia Michelin”

“Conquista da Estrela Verde Michelin para o Mesa de Lemos e toda a equipa do Grupo Celso de Lemos!!… Bem-haja Guia Michelin e todos aqueles que gostam de nós…”

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.