Impregnar o nigiri em molho de soja. O nigiri é um bolinho de arroz cozido, avinagrado e doce, coberto por um pedaço de peixe cru. Mark Edwards, chef de cozinha nos restaurantes Nobu em Londres, Reino Unido, e Berkeley, nos Estados Unidos, explica que "as pessoas limitam os sabores frescos e delicados de peixe ao ensopar o sushi em molho de soja, ao invés de usá-lo como complemento de sabor".

Misturar a soja com o wasabi. Este tempero verde, geralmente servido em pasta, é tratado com todo o respeito no Japão e deve ser servido em pequenas quantidades. Por outro lado, não deve ser misturado com a soja. "O molho de soja contém imenso sódio e o wasabi tem demasiadas especiarias. A mistura dos dois bloqueia os vários sabores", acrescenta Mark Edwards.

Encher o sushi com gengibre. O gengibre destina-se a ser usado como um purificador do palato. Por isso não o use como um enfeite do sushi. "Depois de ter comido um pedaço de sushi com atum, por exemplo, e se quiser comer sushi com salmão, intercale com o gengibre porque limpa a boca. Assim pode experimentar a próxima peça sem confundir os sabores", exemplifica.

VEJA AINDATodos os benefícios do sushi (que não conhecia)

SAIBA MAIS10 comidas que adora (mas cuja origem é repugnante)

Comer ramen sem fazer barulho. "Ao comer ramen, é educado sorver os noodles. Tal demonstra respeito pelo chefe e ajuda a arrefecer os noodles para que não queime a boca", revela Shane Zhao, chef no restaurante Issho. Por isso não tente ser elegante nem fracione os noodles. Tal é visto como um insulto pelos tradicionalistas.

Pôr água a ferver no chá matcha. James Shillcock, fundador do Vivid Matcha Green Tea, alerta para "nunca despejar água a ferver no chá verde matcha porque queima as folhas e provoca um sabor amargo".

Servir-se do saqué. Tradicionalmente esta bebida não deve ser servida por si próprio, mas pela pessoa que está ao seu lado. Por outro lado, os japoneses desaconselham-na com pratos com arroz, uma vez que o saqué deriva do processo de fermentação do arroz.

Usar mal os pauzinhos. Use-os na horizontal. Comer com os pauzinhos na vertical é considerado falta de respeito e os japoneses acreditam que dá azar.

Comer a sopa miso com colher. A sopa miso é um ingrediente tradicional da culinária japonesa e deve ser ingerida diretamente da tigela. Sem recurso a qualquer colher.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.