A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) pediu hoje a substituição da equipa dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, pela sua “conduta inconsequente” na gestão do sistema informático, que tem causado “o caos” no Serviço Nacional de Saúde.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) apresentou hoje o projeto estratégico 2018-2022, que defende o reforço de recursos humanos e de valências médicas para assegurar o acesso atempado aos cuidados de toda a população na sua área de influência.
Centenas de técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciaram às 15:00 na praça Marquês de Pombal uma manifestação em direção à Assembleia da República, em protesto contra a estrutura da carreira imposta pelo governo.
A presidência austríaca da União Europeia propôs hoje adiar para 2021 a eventual abolição da mudança horária para estudar melhor o assunto e permitir a adaptação técnica em alguns setores.
O hospital de Évora passou a estar equipado com um sistema de diagnóstico laboratorial de microrganismos único no país, ao nível das unidades hospitalares públicas, que permite acelerar a identificação de bactérias e vírus, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia anunciou hoje que vai alocar 300 milhões de euros a uma série de iniciativas de limpeza dos oceanos financiadas pela União Europeia (UE).
A greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica estava a meio da manhã com um nível de adesão a rondar os 85% a 90%, mas nalguns hospitais havia serviços com adesão total.
Os professores recomeçam hoje a luta pela contagem integral do tempo de serviço congelado, com uma greve ao trabalho extraordinário que ameaçam manter até final do ano letivo e sob ameaça de perda de remuneração.
Quinze distritos do continente vão estar hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e vento forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O ar que se respira nas cidades europeias está poluído com substâncias perigosas que terão provocado centenas de milhares de mortes prematuras durante 2016, segundo um relatório da Agência Europeia do Ambiente que divulgado esta segunda-feira em Copenhaga.
Pelo terceiro ano consecutivo, os serviços de pediatria dos três hospitais dos Açores estão a vender agendas solidárias, ilustradas com desenhos de crianças, para angariar verbas que permitam melhorar as infraestruturas existentes.
Saúde e educação estão entre os setores mais afetados. A paralisação da Função Pública registou até ao final da manhã “fortíssimos níveis de adesão”, na ordem dos 85%, sendo “uma das maiores greves dos últimos anos”, disse a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila.
A partir de 1 de janeiro de 2022, será obrigatória a existência de sistema de depósito de embalagens de bebidas de plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.
O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou que a greve da Função Pública hoje a decorrer sinaliza que os trabalhadores não abdicam de continuar a lutar pela defesa da sua dignidade, exigindo a reabertura das negociações.
O parlamento aprovou hoje uma resolução do PAN para a sensibilização de profissionais de saúde sobre Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA), mas rejeitou outras três de proibição ou prevenção face a fármacos como a ritalina.
A escritora Alice Vieira, o selecionador nacional, Fernando Santos, o político Marques Mendes e o músico Pedro Abrunhosa estão entre 12 personalidades que este ano escrevem uma história na Agenda Solidária do IPO, cujas receitas revertem para a instituição.
O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof) afirmou hoje que não há aulas em todo o país porque as escolas encerraram, apesar de não poder ainda avançar com números de adesão à greve geral da Função Pública.
Portugal, à semelhança de toda a União Europeia, atrasa os relógios na madrugada de domingo, uma mudança que a Comissão Europeia quer eliminar no próximo ano, mas que o Governo português disse já pretender manter.
A proposta de lei do Governo sobre o regime jurídico do uso de células e tecidos humanos para investigação científica baixou hoje à comissão, sem votação, para discussão na especialidade, por um prazo de três meses.
Mais de 400 estudantes de medicina reúnem-se no sábado e no domingo no Porto para debater “temáticas incomuns" no currículo médico tradicional, relacionadas com saúde pública, ética médica, tecnologias, educação médica e o associativismo.
Escolas encerradas, hospitais afetados, com cirurgias adiadas, e serviços municipais a “meio gás” são os efeitos no Alentejo da greve de hoje na Função Pública, disseram à agência Lusa dirigentes de vários sindicatos.
Investigadores alertam para a necessidade da criação de “planos de monitorização” para a incidência de micro-organismos em águas doces, segundo um estudo realizado por uma equipa europeia em colaboração com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha (CIIMAR), no Porto.
Hospital de Faro está hoje sem consultas externas, além de vários outros serviços afetados, e muitas escolas no Algarve estão encerradas devido à greve da função pública, disse à agência Lusa fonte sindical.