O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) lança, pelo terceiro consecutivo, a Agenda Solidária IPO 2019, que este ano se destina “a angariar fundos para a construção de um novo hospital de dia de oncologia e de hematologia, melhorando as condições do espaço onde os doentes adultos fazem quimioterapia em regime de ambulatório”, refere a instituição em comunicado.

Agenda solidária do IPO junta 12 personalidades para angariar fundos para hospital de dia

No ano em que comemora 95 anos, o IPO pediu a Alice Vieira, António Barreto (sociólogo), Carlos Fiolhais (professor universitário), Cristina Ferreira (apresentadora), Eduarda Abbondanza (estilista), Fernando Santos, José Gameiro (psiquiatra), Júlia Pinheiro (apresentadora), Laurinda Alves (jornalista), Luís Marques Mendes, Maria Antónia de Almeida Santos (deputada) e Pedro Abrunhosa que partilhassem uma história sobre um acontecimento das suas vidas que fazem questão de festejar.

“Assim nasceram 12 textos inéditos, ilustrados por Marta Torrão, que contam momentos inesquecíveis e marcantes que convidam cada um de nós a celebrar a vida de todos os dias”, sublinha o IPO.

João Oliveira, diretor clínico do IPO Lisboa, assina o prefácio da Agenda Solidária, que este ano tem como título “Comemorar a vida”, que está à venda a partir de terça-feira pelo preço de 13,90 euros.

Em 2018, foram angariados 46.286,30 euros com a venda da agenda, que foram aplicados na Unidade de Transplante de Medula, cujas obras já estão em curso, adianta o instituto, sublinhando que este “projeto tem sido muito bem acolhido por doentes, familiares e pela sociedade, por autarquias e empresas que fazem questão de todos os anos se juntar ao IPO e dar o seu contributo através da aquisição de vários exemplares”.

Somadas as duas edições, as vendas da Agenda Solidária IPO ascenderam os 35.000 exemplares.

No ano passado, o IPO Lisboa realizou mais de 260 mil consultas, das quais 47.500 foram consultas de primeira vez, 7.000 cirurgias (2.000 feitas em ambulatório) e fez 100 transplantes de medula (um terço em crianças).

Em Portugal, a prevalência do cancro está a aumentar e o número de doente em tratamento no IPO também. Em 2017 foram assistidos mais de 11.000 novos doentes e, por ano, o instituto acompanha mais de 57.000 pacientes.

Quanto ao cancro pediátrico, o IPO recebe cerca de 195 novos casos por ano e tem 400 em tratamento.

A Agenda Solidária IPO 2019 será apresentada no dia 6 de novembro, às 11:30, pelo selecionador nacional de futebol Fernando Santos, pela escritora Alice Vieira e pelo político Luís Marques Mendes. Depois da apresentação, no anfiteatro do Instituto, segue-se visita ao Serviço de Oncologia Médica