Neurocientistas sugerem num estudo hoje divulgado que o cerebelo, uma região do cérebro associada ao movimento, também é responsável pela atenção, pelo pensamento e pela tomada de decisão.
O Prémio Nacional de Saúde 2018 distinguiu o neurologista José Remísio Castro Lopes pelo seu contributo na área da doença vascular cerebral, que permitiu reduzir a morbilidade e mortalidade desta doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde.
Dez distritos do continente vão estar entre sábado e segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Escolas encerradas, hospitais a meio gás e lixo por recolher foi o cenário descrito pelas estruturas sindicais que convocaram a greve de hoje da função pública e que cerca das 08:30 estava com uma adesão “elevada”.
A greve dos trabalhadores da administração pública está a registar uma adesão no Grande Porto “acima das expectativas”, quer na saúde, “superior a 90%”, quer na educação, com “a maior parte das escolas encerradas”, disse hoje fonte sindical.
Investigadores da Universidade de Aveiro vão recolher, durante o fim de semana, amostras de ar em cinco ruas de Viana do Castelo para analisar a quantidade de plástico e metais que a população respira.
Uma equipa da Universidade do Minho descobriu que os movimentos dos olhos podem "revelar alterações cognitivas em pessoas com esclerose múltipla", podendo a descoberta influenciar a escolha de tratamentos e técnicas de acompanhamento da doença, revelou aquela instituição.
As mortes por doenças associadas ao VIH/Sida em Moçambique baixaram para 69.843 em 2017 face a 73.248 em 2016 e 79.124 em 2015, indicam dados do Conselho Nacional de Combate à Sida (CNCS) divulgados hoje.
A Câmara de Lisboa e a Universidade de Lisboa assinaram hoje um protocolo destinado à criação de um banco de manuais da cidade, no valor de 35 mil euros, projeto vencedor de uma edição do Orçamento Participativo da capital.
O presidente da Federação dos Toxicologistas Europeus e das Sociedades Europeias de Toxicologia (EUROTOX), Félix Carvalho, alertou hoje para a importância de “os cientistas comunicarem e transmitirem as investigações que fazem” com o público e com as entidades políticas.
A Câmara Municipal de Azambuja, no distrito de Lisboa, informou que foi “erradicada” a bactéria de ‘Legionella’ que tinha obrigado ao encerramento deste equipamento desportivo, estando prevista a reabertura no dia 31 deste mês.
Cerca de 25 estudantes promoveram uma "tribuna pública" junto à cantina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) para exigir mais residências universitárias, bem como melhores condições nestes equipamentos.
“Uma história negra”, primeiro livro da escritora italiana Antonella Lattanzi publicado em Portugal, é uma história de violência doméstica que foge ao discurso sexista e deixa ao leitor o papel de decidir quem é a vítima e quem é o carrasco.
A Fenprof prevê que milhares de escolas estejam encerradas esta sexta-feira em todo o país, consequência da greve da administração pública convocada pelas duas centrais sindicais.
Mais de 100 mil euros foram angariados na recolha de fundos feita por um grupo de enfermeiros que quer marcar uma greve prolongada nos principais blocos cirúrgicos dos hospitais públicos.
Mais de duas dezenas de hospitais de várias zonas do país estavam com uma adesão entre os 60% e os 100% no turno da noite devido à greve de hoje da função pública, segundo alguns dados da Frente Comum.
Os trabalhadores da administração pública estão hoje em greve por aumentos salariais, o que poderá levar ao encerramento de escolas e serviços municipais, ao cancelamento de atos médicos e comprometer o funcionamento de tribunais e finanças.
A relação entre médico e doente e a visão humanista da medicina na era da evolução tecnológica vão estar no centro do debate do congresso da Ordem dos Médicos (OM) que hoje começa em Lisboa.
O parlamento vai debater um projeto de lei do Partido Socialista de criação de um observatório sobre a aplicação da Convenção dos Direitos das Crianças, integrado no trabalho da Comissão de Proteção de Menores.
Hospitais de pelo menos 30 países estão a deter ilegalmente doentes e a reter cadáveres nas suas morgues por falta de pagamento de despesas médicas, revela uma investigação da agência de notícias Associated Press (AP).
O vento, segundo a meteorologista do IPMA, vai soprar moderado a forte de norte, com rajadas até 75 quilómetros por hora no litoral e 90 quilómetros por hora nas terras altas.