O complexo das piscinas municipais de Azambuja encontra-se encerrado desde o dia 09, depois de ter sido detetada a presença da bactéria ‘Legionella’ em alguns chuveiros dos balneários.

O que é a legionela?
O que é a legionela?
Ver artigo

“Apesar do problema ter sido identificado de forma circunscrita, mas visto tratar-se de uma situação delicada de potencial risco para a saúde pública, o município optou pela medida mais grave, fechando o complexo à utilização do público”, explicou a autarquia, em comunicado.

Condições reunidas 

No entanto, a nota refere que a partir deste momento “estão reunidas as condições para anunciar a reabertura de todo o complexo”, que ocorrerá no dia 31 (quarta-feira).

“Esta decisão é assumida em função dos resultados negativos da existência de ‘Legionella’ revelados pelas últimas análises realizadas aos diversos sistemas do equipamento”, acrescenta o comunicado da autarquia.

A nota termina explicando que, apesar de a bactéria já ter sido “erradicada”, a reabertura só ocorrerá na próxima semana para que se possa proceder à reparação de uma das caleiras da piscina.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.