
De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros entre as 04:00 de sábado e as 07:00 de segunda-feira.
Estes dez distritos estão também sob aviso amarelo por causa do vento forte de norte com rajadas até 85 quilómetros por hora no litoral e 90 quilómetros por hora nas terras altas e que estará em vigor entre as 04:00 de sábado e o final do dia de domingo.
O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
[O tempo] deverá ficar sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte
Descida das temperaturas
De acordo com informação disponibilizada à agencia lusa na quinta-feira, as temperaturas vão descer até 10 graus Celsius a partir de hoje em algumas regiões do continente devido a uma massa de ar muito frio.
Segundo a meteorologista do IPMA, a partir do fim da tarde de sexta-feira prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo no continente que “deverá ficar sob a influência de uma massa de ar muito frio transportada por um forte fluxo de norte, na circulação de um intenso anticiclone localizado a norte dos Açores”.
"A previsão aponta para uma descida gradual das temperaturas mínimas e máximas, sendo mais acentuada no sábado, dia em que se prevê vento forte, especialmente no litoral e nas terras altas", disse Cristina Simões.
"Por causa da intensificação do vento vamos sentir um maior desconforto térmico. Sábado vai ser o dia em que vamos sentir mais frio", concluiu.
Comentários