De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de chuva que pode ser localmente forte (entre as 22:00 de hoje e as 04:00 de terça-feira) e vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora, em especial no litoral (até ao final da tarde de terça-feira).

Os distritos de Viseu e Santarém têm apenas aviso amarelo de chuva desde o final do dia de hoje e até às 04:00 de terça-feira, enquanto Portalegre, Évora e Castelo Branco será entre as 02:00 e as 06:00 de terça-feira.

Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Ver artigo

Por causa da agitação marítima, os distritos de Leiria, Setúbal e Lisboa estão com o mesmo aviso entre as 19:00 de hoje e as 04:00 de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Temperaturas mínimas próximas de zero

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos.

A partir do final da manhã, segundo o IPMA, o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado ou encoberto, com ocorrência de períodos de chuva a partir do final da tarde, em especial no litoral a norte do Cabo Carvoeiro.

Está também prevista queda de neve acima de 1.200/1.400 metros a partir do final da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, rodando para sudoeste a partir do meio da tarde, e sendo moderado a forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, no litoral oeste e nas terras altas até meio da manhã e no final do dia.

A previsão aponta ainda para formação de geada nos locais abrigados do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre 01 (Guarda e Viseu) e os 09 graus Celsius (Lisboa e Setúbal) e as máximas entre os 08 (na Guarda) e os 18 (em Faro).