A palavra “Paliativos” deriva do latim palliare que significa “cobrir com uma capa”, um sentido figurado que alude à intenção de minimizar os danos decorrentes da patologia e de atenuar o sofrimento vivido.
Uma vez que os tratamentos deixam o sistema imunológico (de defesa) da criança mais fragilizado, enquanto está a ser tratada, e sobretudo durante as sessões de quimioterapia, devem ser evitados determinados comportamentos
As crianças com cancro necessitam de alguns cuidados especiais não só ao nível da alimentação, mas também em relação à higiene (com especial atenção aos dispositivos introduzidos no corpo)
Como foi referido anteriormente, em determinadas fases do tratamento, a criança ou adolescente pode necessitar de cuidados específicos no que toca à alimentação.
A Imunoterapia, ou terapia biológica, é uma forma de tratamento que ajuda o sistema imunitário do doente, conferindo-lhe maior capacidade para combater o cancro.
Tratamento localizado que recorre a radiações de energia elevada para destruir as células cancerígenas, atuando apenas na região onde está (ou esteve) localizado o tumor, podendo ainda ser utilizada para prevenir uma possível reincidência.
O Retinoblastoma é um tumor ocular que se desenvolve na retina (olho) resultante da mutação de um gene e que ocorre normalmente antes dos 4 anos de idade.