Olhado com desconfiança, desconfortável e desorientado. Foi assim que Roy Raymond se sentiu ao entrar numa loja de departamento durante os anos 1970 na tentativa de comprar um conjunto de lingerie para a sua mulher. Consciente de que outros homens podiam estar a passar pela mesma situação, o americano decidiu fundar a Victoria’s Secret: um espaço onde o público masculino pudesse comprar lingerie sem se sentir desconfortável.

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o nome escolhido para a empresa de roupa interior feminina, fundada em 1977, não se trata de uma homenagem à esposa de Roy Raymond, Gaye. Segundo explica a revista TIME, o nome Victoria é uma referência à classe e glamour do estilo vitoriano escolhido para decorar as diversas lojas da marca enquanto Secret prende-se com a atmosfera íntima que a loja pretendia proporcionar a todos os seus clientes.

A aposta na comercialização de lingerie sexy, funcional e barata por catálogo provou ser um sucesso com a abertura de seis lojas em território americano. Mas ter como principal target o público masculino, excluindo assim as mulheres,  provou ser um erro para Roy Roymand que, em 1982 e à beira da falência, acabou por vender o negócio ao multimilionário Leslie Wexner. Consciente do potencial da marca de lingerie, o dono da L Brands optou por fazer algumas mudanças. Tornou o catálogo mais apelativo tanto para homens como para mulheres e reformulou a imagem de todas as lojas da Victoria's Secret.

Leslie Wexner: o cérebro por detrás do Victoria’s Secret Fashiow

Tal como referiu em entrevista à revista Forbes, em 1995 Wexner teve a ideia de produzir um desfile de moda no City Plaza Hotel, em Nova Iorque. O frenesim mediático criado à volta do desfile inaugural da Victoria’s Secret acabou por ser determinante para o sucesso da marca, que continuou a apostar na sua realização ao longo dos últimos 22 anos.

Para além da tradicional lingerie, casacos de malhas, robes e camisas de dormir foram algumas das peças que desfilaram nas primeiras três edições do desfile da marca americana e que ao longo dos anos reuniu nomes de peso da indústria da moda. Helena Christensen, Laetitia Casta e Gisele Bündchen são algumas das supermodelos que já desfilaram para a Victoria's Secret. De acordo com o site Fashionista, em 1996 Claudia Schiffer foi a primeira manequim a usar o Fantasy Bra - que atualmente é um dos momentos mais altos do evento - durante uma sessão fotográfica que teve lugar antes do Victoria's Secret Fashion Show. As famosas asas de anjo só foram integradas no desfile em 1998 e usadas pelas supermodelos Stephanie Seymour e Tyra Banks. Segundo a revista Elle, as asas foram criadas em alusão a uma das linhas da marca de lingerie: a coleção 'Angel'.

A pouco e pouco, o Victoria’s Secret Fashion Show deixou de ser um simples desfile de lingerie para ser um evento repleto de exuberância, teatralidade e sensualidade e cujos custos de produção anuais, só no ano passado, atingiram os 10 milhões de euros. Isso é notório através dos diferentes temas do desfile, que variam de edição para edição, e são pensados com base nas diferentes coleções da marca que desde 2016 passou a centrar o seu negócio somente na lingerie. Para o efeito são criadas roupas, acessórios e adereços específicos para o desfile que, desde 2001, passou a incluir dois momentos musicais. Justin Bieber, Maroon 5, Rihanna, Seal, Lady Gaga e Taylor Swift são alguns dos nomes que já atuaram durante o Victoria’s Secret Fashion Show.

Considerado um dos eventos televisivos mais aguardados do ano, o Victoria’s Secret Fashion Show é transmitido em exclusivo pela estação CBS que, de acordo com a Forbes, paga 800 mil euros pelos direitos de transmissão do desfile que se realiza duas vezes no mesmo dia. O objetivo é recolher as melhores imagens que depois serão exibidas num especial emitido pela CBS. Mas nem sempre foi assim. Inicialmente transmitido através da Internet, o desfile passou pela primeira vez na televisão em 2001 e cancelado em 2004 após a polémica atuação de Janet Jackson e Justin Timberlake no intervalo do Super Bowl. Nesse ano os anjos da Victoria's Secret integraram a digressão “Angels Across America” que passou por cinco cidades americanas onde puderam conhecer alguns dos seus fãs.

Recorde-se que todos os anos o desfile reúne dezenas modelos que estão divididas em três categorias diferentes: os anjos (que têm contrato com a marca de lingerie e desfilam com as famosas asas), as estreantes e as não estreantes.

O Victoria's Secret Fashion Show deste ano vai ser gravado em Xangai, conta com a participação de 61 modelos e vai ser transmitido nos Estados Unidos no dia 28 de novembro, apesar de a marca ainda não ter anunciado o dia em que as gravações vão acontecer.