O Portugal Fashion arrancou ontem, dia 16 de março, no Convento do Beato em Lisboa, com um cartaz vasto e eclético.

A  passerelle foi inaugurada de uma forma original e inédita na história do evento, que teve como início a apresentação dos trabalhos finais dos alunos do curso profissional técnico de Design de Moda da Casa Pia, num desfile coletivo em que se pretendeu divulgar o talento dos jovens criadores formados na instituição.

Mais tarde, por volta das , segui-se a vez de Storytailors revelarem a sua nova coleção para a estação fria, denominada de 'A Caminhada da Viúva Branca'. Como é habitual, a dupla João Branco e Luís Sanchez desenhou as suas novas criações a partir de uma fábula ou conto, recaindo desta feita a escolha em 'Alexitimia', a história de um contrabandista de criatividade.

Inserida no projeto Bloom, a marca HIBU foi a seguinte na apresentação de mais uma das suas inventivas criações. Desenvolvida por Marta Gonçalves e Gonçalo Páscoa, a marca transporta um estilo urbano, desportivo e dark para um cenário minimal e desconstrutivo.

Definitivamente ancorados na passerelle principal, os criadores emergentes Susana Bettencourt e Estelita Mendonça, realizaram um desfile conjunto. Com o tema 'Origens', Susana inspirou-se numa coleção que cruza a tecnologia com a knitwear, feita pelas mãos da própria. Já Estelita Mendonça, procurou fundir a arquitetura e a moda, numa coleção que reutiliza materiais como tendas de campismo e cobertores papa.

O primeiro dia do 38º Portugal Fashion terminou com o desfile de Alves/Gonçalves, no qual foi apresentada uma coleção que representa o oversize vs o longilínio, o dialeto feminino vs o masculino, a simplicidade vs a austeridade vs urbano, assim como a ordem vs desordem e o baço vs o brilho.

Amanhã seguem-se as propostas de mais criadores nacionais, desta vez no Porto. Acompanhe tudo no nosso dossier especial 38º Edição do Portugal Fashion.