Seis meses depois do anúncio do Mini x Nuno Gama Design Project, uma parceria entre a marca de automóveis do BMW Group e o conceituado estilista português, foram esta semana apresentados publicamente em Lisboa os dois modelos de carro que o designer de moda personalizou. Das duas edições únicas e exclusivas com interiores desenhados pelo costureiro, o Mini Clubman Gentleman by Nuno Gama é a versão mais clássica.

«[O estilo] gentleman é uma tendência internacional em termos de moda e da indústria automóvel e o que eu fiz foi criar o carro que o gentleman contemporâneo precisa para a sua vida citadina. Todo o ambiente interior tem a ver com isso», admitiu Nuno Gama em declarações ao Modern Life/SAPO Lifestyle, momentos após a revelação pública dos dois modelos, estacionados em frente à sua loja/barbearia, no Príncipe Real.

Além de seda habitualmente usada para produzir gravatas, o interior integra uma bolsa para o telemóvel com fecho no assento do condutor, monogramas em locais como os retrovisores, as jantes e o para-choques e um porta-bagagens com uma camisa branca e sapatos, também eles monogramados. «Quem o adquirir, virá depois aqui à loja para os trocar por tamanhos à sua medida», conta, visivelmente orgulhoso, o estilista.

As limitações que o estilista teve de contornar

Mais descontraído e minimalista, o Mini Clubman Sportmen by Nuno Gama foi rebatizado como Quinas. «[O nome] tem a ver com as nossas cinco quinas. Estão na nossa bandeira, têm a ver com a nossa cultura e são a inspiração da minha [nova] coleção desportiva. É um carro mais simples, mais desportivo. Tem apenas uns apontamentos nos apoios das cabeceiras e na parte dos estofos», explica Nuno Gama.

Embora menos complexo, representou um desafio maior para o criador. «É mais difícil simplificar do que acrescentar coisas», justifica. Ainda assim, introduzir uma bolsa para o telemóvel com fecho no assento do condutor não foi pera doce. «Foi um detalhe difícil de transpor. Levantavam-se ali várias questões», assume o estilista. «A engenharia de construção que o carro tem não podia ser pervertida», refere ainda.

Além do desafio, foi também um processo de descoberta. «Não fazia a mínima ideia que todas as costas dos bancos dos carros têm um fecho. Quis que estes tivessem um mais bonito», confidencia. Presente na apresentação, a socialite Lili Caneças não se cansou de elogiar as viaturas. «São um estrondo. Gosto muito deste tipo de carros. Conheço o Nuno há 30 anos. É um dos estilistas com mais bom gosto», admitiu.

Nuno Gama já apresentou os dois modelos Mini que customizou

Texto: Luis Batista Gonçalves