"Tant que la tête est sur le cou" é o nome da nova coleção de Maria Clara e tem origem na obra mímica do mesmo nome de Claire Heggen e Yves Marc, de 1978. Com base no conceito desta peça, explorou- se a desconstrução do movimento e da forma no processo criativo desta coleção.

Nesta colaboração com a Tintex Textiles, desafiaram-se as fronteiras e os limites do material têxtil na produção das formas, recortes, sobreposição, construção e criação de superfícies, desfazendo malhas e transformando-as em fio.

"Em consonância com os valores de sustentabilidade da Tintex, além da utilização de malhas em stock reaproveitou-se o que é considerado lixo: golas com defeitos; sobras e restos de produções e encomendas; testes de produção, etc., para grande parte das peças criadas", explica a ModaLisboa no seu website.

É novamente incorporada nas criações a técnica de estampagem manual e tradicional do Bordado Madeira, com a ajuda da Bordal, Casa de Bordados e Fábrica Madeirense. Além da utilização dos seus desenhos antigos e históricos, foi cedida a “tinta azul” especial desta casa, mistura criada em colaboração com o Laboratório da Universidade da Madeira, para a produção de uma pasta mais natural e sustentável.

Indo ao limite das fronteiras, encontrou-se uma nova forma de construção e exploração das malhas, mantendo a funcionalidade e viabilidade das peças, e a cabeça no pescoço.

Veja as fotos do desfile

Apresentações das coleções até domingo

No sábado, serão reveladas as coleções de Filipe Augusto, Luís Buchinho, Buzina, Kolovrat, Carlos Gil, Ricardo Andrez, Luís Carvalho e Call Me Gorgeous by Luís Borges.

Para domingo estão agendados os desfiles, além de João Magalhães, de Nuno Gama, Duarte, Ivan Hunga Garcia, Valentim Quaresma, Salsa Jeans X Luís Carvalho, Nuno Baltazar, Dino Alves e Gonçalo Peixoto. Nesta edição as apresentações acontecem todas exclusivamente em modo presencial, mas serão transmitidas em ‘streaming’.

Embora os desfiles sejam acessíveis apenas por convite, há uma programação paralela acessível ao público em geral, que inclui, além das “Fast Talks”, exposições, performances e uma ‘pop-up store’ (loja temporária, em português) de ‘designers’ nacionais. As exposições, performances e a ‘pop-up store’ podem ser visitadas entre sexta-feira e domingo.

Mais informações sobre a 59.ª edição da ModaLisboa estão disponíveis em www.modalisboa.pt. A ModaLisboa é organizada pela Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Com Lusa