Outubro é, por excelência, o mês da luta contra o cancro da mama, desde a década de 1990, altura em que nasceu o movimento Outubro Rosa, nos EUA. Desde então que essa luta se assinala anualmente por todo o mundo, promovendo a consciencialização e a partilha de informações sobre a doença. Em Portugal, na segunda quinzena de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento Onda Rosa.
A iniciativa arranca hoje, dia 15, data em que se assinala o Dia Mundial da Saúde da Mama, estendendo-se até dia 30, o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, procurando incentivar a prevenção e diagnóstico precoce. Muitas marcas, como a Isdin, a Avon, a Parfois, a Mango ou ainda a Women’Secret, também não ficam indiferentes a esta onda, vendo na doença uma oportunidade de chegar a mais mulheres.
Cosméticos que ajudam doentes e familiares
Desde que, em 1992, criou o laço rosa, símbolo universal da luta contra a doença, que a empresária Evelyn H. Lauder, fundadora da Estée Lauder, se dedica à luta contra o cancro da mama. Nas perfumarias, neste período, decorre uma campanha que envolve cinco produtos das marcas Estée Lauder, Clinique, La Mer e Glamglow. Parte das receitas obtidas com a sua venda reverterá a favor do movimento Vencer e Viver dinamizado pelo Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Pin de edição limitada para prevenir o cancro da mama
A campanha Pinktober, que também se realiza nesta altura, visa apoiar a consciencialização do cancro da mama em todo o mundo. Em todos os estabelecimentos da cadeia Hard Rock, que inclui restaurantes, hotéis e casinos, está à venda o pin Pinktober, uma peça de edição limitada. 30% da receita das vendas reverte a favor da Hard Rock Heals Foundation, fundação que assegurará depois a distribuição dos donativos por associações de prevenção do cancro nas cidades onde existe um estabelecimento Hard Rock Cafe.
Bolsa de cosméticos para continuar a cruzada
Desde 2004, a marca de cosméticos Avon já angariou para Portugal mais de 2,3 milhões de euros, tendo oferecido oito mamógrafos digitais a unidades hospitalares espalhadas por todo o país. Este ano, a marca associa-se novamente à causa com a bolsa de cosméticos Crusade. O valor das receitas líquidas reverterá a favor da Cruzada Avon Contra o Cancro da Mama, iniciativa que apoia a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Lenços que quebram estereótipos e preconceitos
A marca portuguesa de moda e acessórios Parfois lançou uma campanha ibérica, totalmente desprovida de lucros. Para apoiar a luta contra o cancro da mama e, simultaneamente, quebrar preconceitos e estereótipos associados ao uso de um lenço na cabeça para esconder a queda de cabelo no seguimento dos tratamentos da doença, a marca desenvolveu dois lenços exclusivos, à venda desde dia 1, online e nas lojas físicas. As vendas revertem, na totalidade, para o Instituto Português de Oncologia.
T-shirts e sweat-shirts para apoiar a investigação científica
Para assinalar o mês de alerta para a luta contra a doença cancerígena que mata mais mulheres no continente europeu, a marca de moda e acessórios Mango desenvolveu uma coleção de t-shirts e de sweat-shirts solidárias, para homem e mulher, criada no âmbito do Dia Internacional do Cancro da Mama. A totalidade dos lucros da venda destas peças será, posteriormente, entregue à Fundación Fero, uma fundação espanhola que promove, apoia e financia a investigação oncológica.
Selfies solidárias e produtos de cuidados femininos com descontos especiais
Durante todo mês de outubro, no âmbito da campanha "Juntas contra o cancro de mama", por cada produto da gama Woman Isdin vendida e por cada embalagem da loção protetora Ureadin Rx Rd comercializada, a marca dermocosmética Isdin doa um euro ao Fundo iMM-Laço: A Caminho da Cura, criado para financiar projetos de investigação de combate à doença.
Neste período, nas farmácias e nas parafarmácias aderentes, além do desconto de 20% nos produtos, serão ainda oferecidos pins cor de rosa exclusivos da marca. Além de um euro por cada embalagem adquirida, a Isdin irá também doar um euro por cada fotografia publicada nas redes sociais com a hashtag #juntaswomanisdin. Uma forma muito simples e económica de ajudar.
Lingerie para mulheres mastectomizadas
Aproveitando a onda rosa, a H&M lançou a sua primeira coleção de lingerie para mulheres mastectomizadas. A linha "Close to my heart" é composta por três artigos, um sutiã básico, um sutiã com encaixe e um sutiã desportivo com fecho frontal e está disponível em exclusivo online. O principal foco do processo de design da coleção, que foi desenvolvida em colaboração com mulheres que tiveram cancro da mama e removeram pelo menos um dos seios, foi o ajuste e o conforto.
Tratamentos solidários e produtos para mulheres que se preocupam
A Sorisa, empresa de estética, eletroestética, fitness, reabilitação e lazer, lançou a campanha "Alma sana", um projeto de responsabilidade social que, através do Fundo iMM-Laço, apoia anualmente projetos de investigação na área do cancro da mama, procurando dar resposta a milhares de mulheres que todos os anos são diagnosticadas com esta doença.
A venda de Uniqcure, um tratamento personalizado de alta tecnologia para o rosto da marca Skeyndor, assim como a da edição especial Rose Pro-Collagen Cleansing Balm de Elemis, disponíveis nos institutos Skeyndor e spas Elemis de norte a sul do país, reverte a favor da causa. Durante a campanha, estará também disponível nos espaços aderentes um tratamento solidário Alma Sana. Para ver os resultados da campanha de 2017, clique aqui.
Lingerie exclusiva desenvolvida com profissionais
A marca de lingerie espanhola Women’Secret, empresa do grupo Cortefiel, criou, este ano, o movimento Sim, Importa, uma iniciativa que se junta a uma coleção composta por três cuecas solidárias, disponíveis em diferentes tecidos e tons de rosa. A totalidade do lucro angariado tem como destino um projeto de investigação na área da imunoterapia e do cancro da Mama.
Adicionalmente, a etiqueta de roupa interior ibérica disponibiliza ainda, à semelhança dos últimos anos, a coleção "Post-surgery", desenhada e desenvolvida em conjunto com profissionais ortopedistas e ginecologistas da área oncológica. A linha é composta por peças cómodas, femininas e acessíveis, criadas para que as pacientes que se submeteram a uma cirurgia continuem a sentir-se bonitas por dentro e por fora.
Flores que vão permitir mais consultas de rastreio mamário
A Colvin, plataforma online de encomenda e entrega de flores ao domicílio, doará, durante esta semana, na compra de cada buquê Sunday Mondays, três euros à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). A verba angariada será usada nos projetos gratuitos que a associação disponibiliza, como é o caso das consultas de rastreio mamário e ginecológico para mulheres entre os 21 e os 80 anos e das consultas de planeamento familiar e de rastreio ginecológico para jovens dos 12 aos 20 anos.
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