As homenagens durante a Semana da Moda de Milão e Paris

Fendi e Fila: A parceria (não oficial) que deu que falar no desfile da marca italiana
créditos: Miguel MEDINA / AFP

Dois dias após a sua morte, que aconteceu em plena Semana da Moda de Milão, a Fendi dedicou o seu desfile a Karl Lagerfeld, que desde 1965 esteve à frente da direção criativa da marca italiana.

"Imensamente afetada pela sua morte, a Fendi deseja celebrar a criatividade sem paralelo e o seu legado intemporal durante o desfile outono/inverno 19-20", escreveu a marca na sua página oficial de Instagram.

A apresentação da coleção outono/inverno 2019/20 da Chanel, que aconteceu em março no Grand Palais, foi outro momento extremamente emotivo para a maison, as modelos e profissionais da indústria que trabalharam de perto com o estilista alemão ao longo dos anos.

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Coleção de roupa e acessórios #RIP Daddy

Após a morte de Karl Lagerfeld, a sua gata de estimação, Choupette, anunciou o lançamento da coleção #RIPDaddy, que tal como o nome indica, é uma homenagem ao estilista.

Composta por duas t-shirts, uma sweatshirt, uma caneca, um diário e uma capa de iphone, a linha foi lançada online e, de acordo com a Paper magazine, contou com a ilustração de Monica Smiley.

Parte dos lucros desta colaboração reverteram a favor da Helen Woodward Animal Center, uma organização californiana sem fins lucrativos que tem como missão ajudar animais.

Coleção especial com a Puma

Em maio, a marca Karl Lagerfeld utilizou as redes sociais para anunciar uma colaboração muito especial: o lançamento de uns ténis em parceria com a Puma.

Foram criados dois modelos unissexo em pele - os Roma Polka Dot e os Roma Armour - disponíveis em exclusivo no site oficial do estilista.

Coleção limitada com a it-girl Olivia Palermo

Karl Lagerfeld X Olivia Palermo é o nome da colaboração exclusiva criada em parceria com a norte-americana Olivia Palermo. Ao todo são 21 peças que compõem a coleção, sendo que cinco delas foram co-desenhadas pela it-girl, refere o site oficial da marca.
"Quis brincar com o clássicos franceses do Karl, e juntar o meu toque pessoal com algo feito à medida e eclético", disse Olivia Palermo a propósito desta parceira lançada dia 27 de junho e disponível online e durante 24 horas.

Coleção cápsula Karl Legend

Em junho a marca homónima anunciou, nas redes sociais, uma coleção cápsula em homenagem ao legado de Karl Lagerfeld. Para o efeito foram lançadas sete peças - duas t-shirts, um lenço, uma clutch, uma mochila e duas malas - estampadas com um sketch a preto e branco do estilista e uma das suas frases mais icónicas.

A coleção está disponível online e os preços variam entre os 99 e os 295 euros.

Mural de homenagem na Pitti Uomo

Pitti uomo
créditos: Miguel MEDINA / AFP
A marca Karl Lagerfeld associou-se ao artista londrino Endless para uma homenagem póstuma ao estilista durante a Pitti Immagine Uomo, que teve lugar em Florença durante o mês de junho.

Para o efeito "o artista completou uma live art performance de três dias que prestou tributo ao legado de Karl", podia ler-se na página oficial de Instagram da marca homónima. Foi ainda produzido um retrato do estilista que deu origem a uma edição limitada de t-shirts, vendidas exclusivamente durante o certame.

Homenagem Karl For Ever em Paris

Como forma de celebrar a vida e legado do designer alemão, as marcas Fendi, a Chanel e a Karl Lagerfeld juntaram-se e organizaram o memorial 'Karl For Ever' em Paris.

A cerimónia de homenagem ao estilista alemão contou com nomes de peso da indústria da moda. Anna Wintour, editor-in-chief da revista Vogue, o estilista Valentino, as supermodelos Claudia Schiffer, Gigi Hadid, Carla Bruni e a Princesa Carolina do Mónaco foram algumas das figuras que marcaram presença no memorial realizado no Grand Palais onde todos os anos têm lugar os desfiles da Chanel.

"O evento foi concebido, dirigido e criado por Robert Carsen, o aclamado diretor artístico de teatro e ópera", escreveu a Fendi na sua conta de Instagram.

Para além da exposição fotográfica que reuniu alguns dos momentos mais marcantes da carreira do kaiser da moda, o evento contou ainda com diversos momentos musicais, destacando-se a atuação do músico Pharrell Williams, e a leitura de algumas passagens de clássicos da literatura por Helen Mirren ou Cara Delevingne, revelou a revista Vogue.

Coleção de maquilhagem com a L'Oreal

"Clássicos de maquilhagem com um toque rock-chic". É assim que a Karl Lagerfeld, marca homónima fundada pelo estilista em 1984, descreve a parceria fechada com a marca francesa L'Oreal.

"Esta linha de maquilhagem reflete o universo da marca Karl Lagerfeld e aquilo que o Karl adorava na maquilhagem  - ele costumava usar as sombras nos seus sketches", revelou à edição britânica da revista Vogue, Caroline Lebar, Head of Image and Communication da marca Lagerfeld.

Apesar de, até ao momento, não terem sido revelados mais detalhes sobre os produtos que vão integrar a coleção, a publicação de moda revela que algumas das frases mais icónicas do estilista vão ser incorporadas na campanha publicitária.

A coleção vai ser lançada durante a Semana da Moda de Paris, que terá lugar em setembro.

Coleção de óculos de sol Choupette

Coleção de óculos de sol Choupette

A marca Karl Lagerfeld presta homenagem a Choupette ao apostar no lançamento de uns óculos de sol inspirados na gata de estimação do falecido estilista, que conta com mais de 290 mil seguidores no Instagram.

Produzidos por um dos maiores fabricantes de óculos de sol do mundo, o modelo apresenta uma frente de acetato em multi-camadas transparentes e coloridas, sendo que a silhueta felina é evocada pelos cortes sinuosos das lentes e das orelhas de gato gravadas nos cantos da parte superior frontal, refere o comunicado.

Apesar de ainda não haver data definida para o lançamento, os óculos de sol vão esta à venda no site oficial da marca por 175 euros.

O futuro criativo das marcas Chanel, Fendi e Karl Lagerfeld

Após a morte do estilista questionou-se quem viria a assumir o cargo de diretor criativo da três marcas para as quais trabalhava. A Chanel revelou, em comunicado, que Virginie Viard, diretora do estúdio de design de moda da maison e braço direito do estilista, foi a escolhida para ficar à frente da direção criativa das coleções futuras da marca, dando continuidade ao trabalho que, ao longo dos últimos 30 anos, desenvolveu ao lado de Lagerfeld.

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Apesar de a marca ainda não se ter pronunciado oficialmente sobre o assunto, acredita-se que Silvia Venturini Fendi, responsável pela linha masculina, irá ser a sucessora de Lagerfeld.

Já o cargo de style advisor da sua marca homónima foi confiado à ex-editora da Vogue francesa e amiga do estilista, Carine Roitfeld. Durante as próximas três temporadas, a fundadora da revista CR Fashion Book "vai celebrar e concretizar a visão criativa de Karl através de coleções contemporâneas e cutting-edge", pode ler-se no anúncio feito na página oficial da marca.

O que ainda está para vir

Com o início da Semana de Alta Costura, o Grand Palais recebe, no dia 2 de julho, o desfile da Chanel. Apesar de a maison não ter revelado planos para um eventual tributo, recorde-se que esta é a primeira coleção de alta-costura desde o falecimento do criador alemão.

De acordo com o site WWD, a Fendi, que apresenta a sua próxima coleção de haute couture no dia 4 de julho, vai fazer uma homenagem ao kaiser da moda, que dedicou 54 anos da sua vida à marca. O desfile vai ter lugar em Roma e a coleção conta com a assinatura de Silvia Venturini e do estúdio criativo da marca italiana.

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