O que é acontece quando a Versace e a Fendi se juntam? Uma colaboração batizada de Fendace. Kim Jones, diretor creativo da Fendi, explica que a ideia para esta parceria começou com uma brincadeira após um jantar com Donatella Versace, diretora creativa da Versace, e Silvia Venturini, diretora criativa da linha masculina e de acessórios da Fendi.

“Foi uma batalha de designs: nós desenhamos para a Versace e ela desenhou para a Fendi. É de recordar que estas duas casas de moda não fazem parte do mesmo grupo: fizemo-lo enquanto amigos, e por respeito mútuo. Não tinha sido planeado com uma vertente comercial”, explicou à revista Vogue sobre a amizade entre as estilistas que até agora nunca tinham desenhado para outras marcas.

O que supostamente era apenas uma brincadeira depressa se tornou em algo sério. Fendace – que é uma junção de Fendi e Versace - foi o nome dado a esta experiência criativa entre as maisons que resultou em duas coleções de moda compostas por 25 looks. Questionado sobre o motivo desta parceria, a resposta é simples: “queríamos fazer algo otimista e divertido agora que estávamos a regressar aos desfiles ao vivo. E queríamos fazê-lo porque nos amamos”, disse Jones à publicação.

Na sua página oficial de Instagram, Donatella Versace explica que não se trata de uma colaboração mas sim de uma troca de papéis. “É algo inédito na história da moda: dois designers têm um verdadeiro diálogo criativo que teve origem no respeito e amizade. Levou a que trocássemos de papéis para criar duas coleções”, pode ler-se.

Para este desfile especial - que teve lugar durante a Semana da Moda de Milão - os designers contaram com a presença de três das maiores supermodelos do mundo: Kate Moss, Amber Valletta e Naomi Campbell. As modelos Gigi Hadid, Lila Moss, filha de Kate Moss, e Emily Ratajkowski foram outros dos nomes que marcaram presença em cima da passerelle.

Recorde-se que esta não foi a primeira vez que a Versace juntou grandes nomes da moda (e não só) nos seus desfiles. Em 2017 a marca italiana deu que falar ao juntar Carla Bruni, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Cindy Crawford e Helena Christensen num desfile de homenagem ao irmão, Gianni Versace.

Em 2019 a diretora criativa voltou a parar a Internet ao ter, nada mais nada menos, do que Jennifer Lopez a desfilar para si em Milão. Para a ocasião, a artista de 'Waiting for Tonight' percorreu a passerelle com o icónico vestido verde em chiffon de seda com padrão de palmeiras, que usou pela primeira vez no ano 2000 durante a 43ª cerimónia dos prémios Grammy.

Veja o desfile na íntegra em baixo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.